HOME > Mundo

Comitê do Nobel da Paz manda recado a Trump

Presidente dos EUA vinha reivindicando o prêmio e chegou a dizer que não ganhá-lo seria um “insulto” ao seu país

Donald Trump (Foto: REUTERS/Nathan Howard)

247 - O Comitê Norueguês do Nobel desconsiderou as especulações sobre o possível prêmio para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao anunciar, na sexta-feira (10), que o Nobel da Paz de 2025 foi concedido à líder oposicionista venezuelana María Corina Machado. O anúncio foi feito por Jørgen Watne Frydnes, responsável pelo comitê, durante cerimônia no Instituto Norueguês do Nobel, em Oslo. Trump, que se colocava como favorito, havia alimentado essas especulações, especialmente após o plano de cessar-fogo que propôs para a Faixa de Gaza, aprovado recentemente.

Em sua justificativa, Frydnes destacou que a decisão do comitê se baseia exclusivamente no trabalho e na vontade de Alfred Nobel. “Este comitê se reúne em uma sala cheia de retratos de todos os laureados, e essa sala está repleta de coragem e integridade. Portanto, baseamos nossa decisão apenas no trabalho e na vontade de Alfred Nobel”, afirmou o líder do comitê, enfatizando que o processo de escolha é indiferente a campanhas externas ou das pressões políticas, relata a DW e o Metrópoles.

No último dia 30, em discurso na Base do Corpo de Fuzileiros Navais de Quantico, na Virgínia, Trump se mostrou confiante, mas ao mesmo tempo irônico quanto ao prêmio. “Você vai ganhar o Prêmio Nobel? De jeito nenhum. Eles vão dar a um cara que não fez porcaria nenhuma. Mas bem, vamos ver o que acontece, seria um grande insulto ao país, eu lhes digo. Eu não quero isso, eu quero que o país o ganhe. Nós deveríamos ganhar”, disse o presidente.

Trump alegava que deveria ser reconhecido por sua intervenção em sete conflitos internacionais, argumentando que suas ações ajudaram a evitar mortes de milhares de pessoas em guerras. Além disso, o presidente criticava a falta de apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) aos países afetados por esses conflitos, ressaltando que líderes dessas nações raramente recebiam qualquer tipo de comunicação ou ajuda da entidade.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...