HOME > Mundo

China e União Europeia reforçam laços em conversa telefônica entre líderes

Fortalecimento de relações antes da posse de Donald Trump nos EUA indica que a UE busca manter opções abertas em relação a Pequim

Bandeiras da União Europeia e da China (Foto: Reuters)

247 - O presidente da China, Xi Jinping, e o presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa, tiveram uma conversa telefônica que definiu diretrizes e prioridades para as futuras relações bilaterais, informou o Global Times nesta quarta-feira (15), com base em informações do Ministério das Relações Exteriores chinês. A ligação marca o início de 2025, ano que celebra os 50 anos de relações diplomáticas entre China e União Europeia (UE).

Xi destacou a importância de fortalecer a comunicação estratégica e a confiança mútua, especialmente diante de um cenário internacional cada vez mais complexo. Ele reafirmou o apoio da China à integração europeia e à busca da UE por autonomia estratégica, expressando confiança mútua para aprofundar a parceria. Xi também ressaltou a necessidade de cooperação, respeito mútuo e diálogo para superar diferenças e promover a paz global.

Antonio Costa classificou o diálogo com Xi como "construtivo" e manifestou expectativa pelo próximo encontro de cúpula UE-China em Bruxelas ainda este ano. A conversa também sugere que o fortalecimento dessas relações antes da posse de Donald Trump nos EUA indica que a UE busca manter opções abertas em relação a Pequim.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...