HOME > Mundo

China avança em programa para incentivar recarga de carros elétricos com energia 100% renovável

Iniciativa “Carro Verde, Eletricidade Verde” oferece certificados da NEA e recompensas a motoristas que optam por energia limpa

Linha produção de carros elétricos na China (Foto: Xinhua)

247 - A metrópole de Shenzhen, no sul da China, deu início a um ambicioso programa de incentivo para estimular proprietários de veículos de nova energia (NEVs) a utilizar eletricidade proveniente de fontes renováveis em suas recargas. A informação foi divulgada pela Agência Xinhua, que destacou o lançamento oficial da iniciativa batizada de “Carro Verde, Eletricidade Verde”.

Pela nova regra, motoristas que acumularem 1.000 kWh em recargas em qualquer uma das 11 estações de eletricidade verde espalhadas pela cidade terão direito a um certificado verde personalizado, emitido pela Administração Nacional de Energia (NEA). Durante o evento de lançamento, na estação de supercarregamento Lianhuashan, os participantes receberam um selo simbólico da campanha e um cartão de recarga no valor de 50 yuans (cerca de US$ 7).

O certificado verde é um documento comercial que comprova o uso de energia renovável — eólica, solar ou biomassa. Segundo Cheng Kun, executivo do escritório de fornecimento de energia de Shenzhen da China Southern Power Grid, essa certificação representa “uma prova confiável do apoio do proprietário ao desenvolvimento verde e de baixo carbono e de sua contribuição à proteção ambiental”.

A China implementou o sistema de certificados verdes em caráter piloto em 2017. Em dezembro de 2023, a NEA distribuiu o primeiro lote. Apenas entre janeiro e junho de 2025, foram emitidos mais de 1,37 bilhão de certificados, dos quais 348 milhões já foram transacionados em todo o país.

De acordo com a China Southern Power Grid, as 11 estações de Shenzhen operam hoje com 100% de energia renovável, adquirida via comércio de eletricidade verde ou fornecida por diferentes províncias.

A iniciativa foi estruturada a partir de diretrizes divulgadas em março pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) e outros órgãos federais, que defendem a expansão das estações de recarga verde como forma de impulsionar o consumo de energia limpa no setor de transportes.

A prática já se espalha por outras regiões. Em Jingjiang, província de Jiangsu, as estações exibem nas telas a mensagem: “A eletricidade que está sendo carregada é 100% eletricidade verde”. Para motoristas como Wang Xiaodong, proprietário de um NEV, a mudança é perceptível: “Eu costumava me concentrar apenas na rapidez com que conseguia carregar meu veículo, mas agora também consigo ver as contribuições ambientais que estou fazendo”, afirmou, exibindo o certificado digital que comprova a origem da energia usada em seu carro.

A adesão ao modelo sustentável já é realidade em mais de 200 postos de recarga em rodovias de Jiangsu, que atingiram 100% de fornecimento verde. Pequim também anunciou, em maio do ano passado, que adotará medidas inovadoras para ampliar o consumo de eletricidade renovável nos veículos elétricos.

A política de incentivo, segundo a reportagem, se insere no compromisso chinês de atingir o pico das emissões de carbono até 2030 e a neutralidade até 2060. Em julho, Zhou Haibing, vice-presidente da NDRC, destacou que a capacidade instalada de energia renovável já alcançou 2,09 bilhões de quilowatts, mais que o dobro do registrado no 13º Plano Quinquenal (2016-2020).

O mercado de veículos de nova energia acompanha esse crescimento: 31,4 milhões de NEVs circulavam na China em 2024, contra 4,92 milhões no fim do ciclo 2016-2020. Shenzhen, com sua nova iniciativa, desponta como referência mundial na integração entre transporte elétrico e energia limpa.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...