China alerta que unilateralismo ameaça recuperação econômica global
Vice-ministro Ma Zhaoxu defende cooperação internacional e reforça compromisso com a Agenda 2030 da ONU
Por Bianca Penteado, de Pequim – O vice-ministro das Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu, afirmou nesta sexta-feira (29), em coletiva de imprensa, que o avanço do unilateralismo e do protecionismo está comprometendo a recuperação econômica global.
Segundo o diplomata, a falta de impulso na cooperação internacional ainda tem atrasado a implementação da Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável.
Durante o evento, o governo chinês reforçou medidas de apoio ao crescimento global, entre elas a manutenção do regime tarifário zero para 100% das linhas tarifárias de todos os países menos desenvolvidos que mantêm relações diplomáticas com Pequim.
“Diante do crescimento econômico mundial lento e da ampliação da lacuna de desenvolvimento, torna-se necessário retomar o espírito original da Agenda 2030 da ONU, revitalizar a parceria global para o desenvolvimento e implementar a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a fim de gerar maiores benefícios para a humanidade”, afirmou o vice-ministro.
Agenda 2030 da ONU
Adotada em 2015 pelos 193 Estados-membros da ONU, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em Nova York, a Agenda 2030 é considerada o plano de ação mais relevante para orientar políticas públicas em prol de um futuro sustentável. O compromisso se baseia em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, que abrangem dimensões econômicas, sociais e ambientais.