TV 247 logo
      HOME > Mundo

      BRICS pode aumentar após guerra tarifária de Trump, sugere o governo russo

      Segundo o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Riabko, 'os países parceiros trarão seus elementos especiais de valor agregado' ao grupo

      Sergei Ryabkov (Foto: Sputnik / Gavriil Grigorov / Pool via Reuters)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Riabkov, afirmou que o número de membros do BRICS pode aumentar, por meio dos dez países parceiros do grupo - Belarus, Bolívia, Cuba, Cazaquistão, Malásia, Nigéria, Tailândia, Vietnã, Uganda e Uzbequistão.

      De acordo com o governo russo, a expansão seria uma forma de reduzir as consequências negativas das tarifas de 50% anunciadas pelo presidente norte-americano contra as exportações brasileiras.

      "Estamos confiantes de que os países incluídos no primeiro círculo de [membros] parceiros trarão seus próprios elementos especiais de valor agregado à cooperação do Brics. Tenho certeza de que outros os seguirão no futuro", afirmou, de acordo com a agência de notícias estatal russa Tass.

      Atualmente, o BRICS é formado pelos seguintes países que são membros plenos do grupo - Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos, Indonésia e Irã. Convidada em 2023, a Arábia Saudita nunca oficializou seu ingresso, mas tem enviado representantes para as reuniões.

      Relacionados

      Carregando anúncios...