TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Ativista Thiago Ávila, da Flotilha da Liberdade, está em greve de fome

      O barco onde o brasileiro estava foi sequestrado pela Marinha israelense

      Thiago Ávila (Foto: Divulgação )
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      Brasil de Fato - O ativista brasileiro Thiago Ávila, um dos integrantes do veleiro Madleen, da Flotilha da Liberdade, está em greve de fome desde domingo (8). O barco levava ajuda humanitária a Gaza.

      De acordo com a comunicação da Flotilha no Brasil, o ativista demanda que a tripulação volte à embarcação e siga viagem. “Tanto a interceptação foi em águas internacionais, o que configura crime, a levada do Tiago e de toda a tripulação que estava com ele para Israel também de forma escoltada, também é crime”, informa a equipe de comunicação, em nota enviada ao Brasil de Fato.

      O veleiro Madleen foi sequestrado pela Marinha israelense na noite de domingo (8) a aproximadamente 185 quilômetros da costa de Gaza. O ativista está em um centro de detenção em Israel e se recusa a assinar o termo de deportação. Quatro tripulantes já foram deportados, entre eles a ativista sueca Greta Thunberg, que deixou Israel na manhã desta terça-feira (10).

      Além do brasileiro, outros sete ativistas contestam as ordens da deportação. De acordo com a equipe de comunicação, é provável que eles sejam deportados de forma forçada.

      O grupo transportava uma pequena carga de ajuda humanitária que incluía arroz e fórmula para bebês.

      A embarcação partiu da Itália em 1º de junho com 12 ativistas de diferentes países – incluindo Brasil, França, Suécia, Alemanha, Espanha, Turquia e Países Baixos – com o objetivo de romper o bloqueio imposto por Israel à Faixa de Gaza.

      A população palestina enfrenta bombardeios diários, deslocamento forçado e risco iminente de fome devido ao bloqueio imposto pelo governo israelense. Segundo dados do Ministério da Saúde de Gaza, mais de 54.700 palestinos, a maioria civis, morreram vítimas dos ataques de Israel. Os números são considerados confiáveis ​​pela Organização das Nações (ONU).

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...