Aliado de Bashar al-Assad, Irã diz que 'o destino da Síria deve ser decidido pelos sírios'
Com a queda de Assad, Chancelaria iraniana declarou esperar que as relações entre os dois países sejam mantidas
247 - A derrubada do presidente sírio Bashar al-Assad por grupos rebeldes redesenhou o cenário político do Oriente Médio. A renúncia de Assad foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia através de uma declaração oficial divulgada no Telegram.
Após o anúncio, o Irã, principal aliado regional de Assad, declarou que "o destino da Síria deve ser decidido pelos sírios", alertando contra interferências externas, relata a Al Jazeera. O Ministério das Relações Exteriores iraniano enfatizou a necessidade de um processo político inclusivo para garantir uma transição pacífica no país devastado pela guerra. “Alcançar essa meta requer o fim imediato dos conflitos militares, a prevenção de atos terroristas e o início de conversações nacionais que incluam todos os segmentos da sociedade síria”, destacou o governo iraniano, reiterando seu apoio à Resolução 2254 do Conselho de Segurança da ONU.
A chancelaria ainda disse esperar que suas relações com a Síria sejam mantidas, com base na “abordagem sábia e perspicaz” de ambos os países.