TV 247 logo
      HOME > Mídia

      Perplexity AI apresenta proposta de fusão ao TikTok

      O governo dos EUA quer ter controle de até 50% da nova empresa em uma futura oferta pública inicial (IPO) de ações

      Imagem ilustrativa mostra logo da Perplexity AI (Foto: Dado Ruvic / Reuters)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      (Reuters) - A startup norte-americana de mecanismos de busca Perplexity AI revisou a proposta de fusão que havia apresentado à ByteDance, controladora chinesa do TikTok, para criar uma nova entidade combinando a Perplexity e as operações do aplicativo de vídeos curtos nos Estados Unidos, disse uma fonte com conhecimento do assunto à Reuters no domingo.

      A proposta prevê que o governo dos EUA fique com até 50% da nova empresa em uma futura oferta pública inicial (IPO) de ações, disse a fonte.

      Um documento da Perplexity compartilhado com a ByteDance e com os novos investidores propôs a criação de uma nova holding nos EUA chamada "NewCo", disse a fonte.

      De acordo com a proposta, a ByteDance venderia a TikTok nos EUA para os investidores, o que daria aos atuais sócios da TikTok participação na empresa. A proposta também exclui o algoritmo de recomendação principal da TikTok, que a ByteDance manteria, disse a fonte.

      tik-tok
      Logotipo do TikTok nos EUA. Foto: Mike Blake / Reuters

      O governo dos EUA seria proprietário de até metade da nova estrutura assim que ela passasse por um IPO com uma avaliação de pelo menos 300 bilhões de dólares.

      A Perplexity AI também se oferece para ser adquirida pela holding se seus próprios investidores receberem uma distribuição do patrimônio da NewCo, disse a fonte.

      No início deste mês, a Reuters informou que uma fonte disse que a Perplexity apresentou uma proposta à ByteDance para que a startup se fundisse com o TikTok nos EUA.

      A fonte que falou com a Reuters no início deste mês disse que a Perplexity AI acredita que sua oferta pode ser bem-sucedida, uma vez que a proposta é uma fusão e não uma venda.

      (Por Rishabh Jaiswal e Gnaneshwar Rajan)

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...