Leonardo Attuch e Tereza Cruvinel estão entre os 100 jornalistas + admirados do Brasil
Mais de 30 mil pessoas votaram para a escolha dos 100 jornalistas mais admirados do país
247 – Os jornalistas Leonardo Attuch, editor-chefe e fundador do portal Brasil247 e da TV247, e Tereza Cruvinel, colunista e comentarista política dos dois veículos, foram eleitos na votação promovida pelo portal Jornalistas & Cia, especializado em assuntos da imprensa, para a escolha dos 100 profissionais da imprensa mais admirados do Brasil.
O prêmio reuniu inicialmente indicações de profissionais de comunicação de todo o Brasil, que apontaram 2.300 nomes para a competição popular. Dentre estes, por voto eletrônico direto, foram selecionados 236 nomes para disputar o segundo em que foram escolhidos os finalistas. Mais de 30 mil pessoas votaram para a escolha dos 100 jornalistas mais admirados do país. O evento de premiação acontecerá em São Paulo no dia 29 de setembro.
A lista completa pode ser conferida em https://www.jornalistasecia.com.br/Jornalistasecia2025/1522A/20/.
Para Leonardo Attuch, a presença dele e de Tereza entre os 100 jornalistas mais admirados do país “confirma o profissionalismo e a credibilidade dos veículos 247 e da mídia digital independente”.
Tereza destaca o fato de profissionais de veículos independentes, como é o caso dela, de Attuch e outros mais, terem concorrido com colegas de veículos das grandes corporações de mídia do país, num sinal de que a Internet, apesar de seus efeitos colaterais, está proporcionando mais diversidade à paisagem midiática nacional.
A trajetória de Leonardo Attuch
Com uma carreira consolidada na imprensa brasileira, Leonardo Attuch iniciou sua trajetória em Brasília. Graduado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) em 1993, logo foi selecionado para o programa de jovens talentos do Estado de S. Paulo. Passou por veículos como Correio Braziliense, Veja, Exame, Estado de Minas e IstoÉ Dinheiro. Em 1997, tornou-se editor de Economia do Estado de Minas com apenas 25 anos. Em 2011, fundou o Brasil 247, consolidado como um dos principais veículos de imprensa com viés progressista do país. Em 2017, criou a TV 247, canal de vídeos no YouTube que reúne entrevistas, análises e debates sobre a política brasileira.
Com estas duas iniciativas, Attuch tornou-se um dos principais artífices da nova mídia digital independente e progressista, que atuou na resistência ao autoritarismo bolsonarista e apoiou a reconstrução nacional com Lula.
Nos últimos anos, Attuch ampliou sua atuação internacional. Em 2024, tornou-se colunista do portal chinês Guancha, onde escreve sobre política latino-americana e as relações Brasil–China. Em 2025, passou a publicar artigos também no portal argentino PIA Global, abordando geopolítica e os desafios do continente.
O legado de Tereza Cruvinel
Tereza Cruvinel, por sua vez, é uma das mais respeitadas jornalistas políticas do Brasil. Nascida em 1956, no interior de Minas Gerais, formou-se em Jornalismo pela UnB, onde também concluiu mestrado em Comunicação Social. Sua trajetória começou nos anos 1980 e logo se destacou pelo olhar atento à política institucional e aos bastidores do poder.
Durante a ditadura Tereza militou no movimento estudantil e no grupo de resistência Convergência Socialista, viveu na clandestinidade e despertou para o jornalismo com o jornal alternativo Versus.
Após a democratização, trabalhou no Jornal de Brasília, Correio Braziliense e Jornal do Brasil. No O Globo, permaneceu por 24 anos, período em que se consolidou como uma das colunistas mais influentes do país. Em televisão atuou na Globonews, RedeTV e TV Brasil. Em 2007 deixou o grupo Globo para fundar a EBC a convite do presidente Lula, sedo sua primeira diretora-presidente. No Brasil 247, Cruvinel segue oferecendo seu olhar arguto, análises aprofundadas, críticas e sempre comprometidas com a democracia e a liberdade de expressão. Sua trajetória é marcada pelo engajamento, pela coerência ética e pela inteligência analítica, que continuam a inspirar leitores e profissionais da imprensa