HOME > Meio Ambiente

Governo decide criar o prêmio Bruno Pereira e Dom Phillips para ativistas e comunicadores na Amazônia

O lançamento do edital está previsto para as próximas semanas

Protesto após desaparecimento de Dom Phillips (à esq.) e Bruno Pereira (Foto: Reuters/Ueslei Marcelino)

247 - O governo federal criará o Prêmio Bruno Pereira e Dom Phillips de Defesa do Meio Ambiente, dos Povos Indígenas e do Jornalismo. O objetivo é reconhecer o trabalho de comunicadores, ambientalistas e defensores de direitos humanos na região amazônica. O lançamento do edital está previsto para as próximas semanas. As duas lideranças foram assassinadas em 5 de junho de 2022 na região do Vale do Javari, que fica entre as cidades de Guajará e Atalaia do Norte, no Amazonas.

A Amazônia Legal representa 59% do território brasileiro, e engloba a área de 8 estados - 1 do Centro-Oeste (Mato Grosso), parte do Maranhão (Nordeste) e 7 unidades federativas da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

De acordo com informações publicadas nesta quinta pela coluna de Mônica Bergamo, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania vai coordenar a premiação, em parceria com a Secom (Secretaria de Comunicação Social) e o Ministério dos Povos Indígenas. A premiação contará com recursos do Fundo Nacional de Direitos Difusos e oferecerá reconhecimento público e dinheiro aos contemplados.

A ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, afirmou que "esse luto a gente transforma cotidianamente em luta para fazer avançar o Programa de Proteção a Defensores de Direitos Humanos, Ambientalistas e Jornalistas no nosso país”. “Mas, mais do que isso, para fazer a diferença nos territórios que eles estavam tentando proteger".

Segundo o ministro da Secom, Sidônio Palmeira, o prêmio nasceu de uma "necessidade de responder à tragédia". "Dom e Bruno defendiam a Amazônia e morreram por isso", afirma a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. "O Estado brasileiro quer assegurar a vida de todos os defensores de direitos humanos e do meio ambiente".

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...