Ibama e Petrobras chegam a acordo sobre teste crucial para a exploração de petróleo na Margem Equatorial
A simulação de emergência é considerada o último teste para liberação da perfuração do poço de petróleo no Amapá
247 - O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a Petrobras chegaram a um acordo para a realização da Avaliação Pré-Operacional (APO) na Margem Equatorial. A simulação de emergência é considerada o último teste para a liberação da perfuração do poço de petróleo no Amapá.
O instituto propôs, nesta terça-feira (12), que a avaliação seja realizada no próximo dia 24 ou na semana dessa data. Segundo integrantes das duas áreas técnicas, ainda existem detalhes a serem alinhados antes de uma definição final.
A Petrobras afirmou que “houve avanço” na reunião com o Ibama sobre o simulado. Embarcações e equipamentos contratados para a atividade estão em Belém (PA), à espera do aval ambiental.
A petrolífera disse que usará no poço “a maior estrutura de resposta a emergências para perfuração exploratória já utilizada pela companhia”, com tecnologias que “buscam garantir maior precisão, qualidade, produtividade e, especialmente, segurança nas operações”.
A Margem Equatorial compreende a faixa litorânea dos seguintes estados: Amapá, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão e Pará.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Vote agora no Brasil 247 no iBest 2025
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: