Mais de quatro mil alunos da Rússia e de todo o mundo participaram da Olimpíada PROD
A Olimpíada PROD é a primeira e única do país com foco prático
247 - A fase final da primeira Olimpíada de Desenvolvimento Industrial PROD da Rússia para estudantes do ensino médio foi concluída em Moscou. O evento foi organizado pela Universidade Central, pelo T-Bank e pela Universidade Nacional de Pesquisa Escola Superior de Economia, informa o Kommersant, da Rússia
Mais de 4.000 alunos dos últimos anos escolares, de todas as regiões da Rússia, Bielorrússia e de 22 países ao redor do mundo — incluindo Reino Unido, Alemanha, França, Canadá e China — participaram da competição.
A Olimpíada PROD é a primeira e única do país com foco prático: os alunos aprendem a criar sistemas de TI, automatizar processos e desenvolver aplicativos que ajudam empresas a aumentar a eficiência e reduzir custos.
Dezessete alunos da Rússia e da Bielorrússia venceram a olimpíada. Eles receberam bolsas de estudo integrais para estudar na Universidade Central, até 90% de desconto no programa de graduação conjunto entre a HSE e a Universidade Central, além de prioridade simplificada para estágios no T-Bank.
Na fase final em Moscou, reuniram-se 235 alunos dos últimos anos escolares de 49 regiões da Rússia e da Bielorrússia.
Na fase final, os participantes trabalharam em equipes sob orientação de mentores experientes e especialistas da Universidade Central, T-Bank, HSE, bem como vencedores anteriores da Olimpíada PROD — estudantes da Universidade Central e da Faculdade de Ciência da Computação da HSE.
Durante cinco dias, as equipes competiram no desenvolvimento de produtos completos de tecnologia da informação, incluindo:
Uma plataforma para realizar competições de análise de dados;
Um serviço de troca de livros;
Um projeto para criar programas de fidelidade para os parceiros do T-Bank;
Uma plataforma para buscar mentores;
Um serviço de recomendação de filmes;
Um serviço para reservar espaços de coworking.
No ano passado, 153 participantes — entre eles 43 vencedores e medalhistas — ingressaram em universidades de destaque, como: Universidade Central, HSE, Instituto de Física e Tecnologia de Moscou (МФТИ), Universidade ITMO, Universidade Innopolis e Universidade MIREA.
Além disso, nove participantes participaram de estágios no T-Bank, e quatro deles tornaram-se funcionários efetivos da empresa.
A cerimônia de premiação foi realizada no Centro de Culturas da HSE, e os vencedores foram parabenizados por:
Yevgeny Ivashkevich, reitor da Universidade Central;
Anton Luginov, vice-presidente do T-Bank;
Anna Orlova, diretora de desenvolvimento de capital humano do T-Bank;
Yaroslav Kuzminov, diretor científico da HSE;
Irina Martusevich, vice-reitora da HSE;
Ivan Argentsev, diretor da Faculdade de Ciência da Computação da HSE.
Yevgeny Ivashkevich, reitor da Universidade Central, disse:
“A Olimpíada PROD é a primeira olimpíada prática da Rússia, e por isso é a primeira olimpíada ‘realmente significativa’ para os estudantes do ensino médio. Aqui, os alunos não recebem tarefas escolares muitas vezes artificiais, mas sim problemas reais enfrentados por empresas. Muitas das soluções inovadoras propostas pelos participantes certamente serão aplicadas em projetos reais.
Acredito que isso é o que diferencia a Olimpíada PROD das olimpíadas escolares tradicionais de matemática, informática e outras ciências.
Lançamos a olimpíada há apenas um ano e estamos felizes em ver o número de participantes crescer, e a competição agora ultrapassa as fronteiras do país — mais de 4.000 alunos de 23 países do mundo. A PROD já se tornou uma verdadeira olimpíada internacional.”
Yaroslav Kuzminov, diretor científico da HSE, disse:
“Aqui, na cerimônia de premiação da Olimpíada PROD, reuniram-se pessoas que sabem como criar algo novo. E o mais importante — sabem fazer isso em equipe.
A vida de uma pessoa criativa, que ganha mais do que os outros por causa de sua singularidade e sente-se melhor por isso, baseia-se em oferecer o novo — e fazer isso com os outros, nunca sozinho. Para os outros, e com os outros.”