HOME > Esporte

Fifa anuncia abertura de investigação sobre canto racista de jogadores argentinos contra França

“Jogam pela França mas vêm de Angola”, diz um trecho da música

Fifa anuncia abertura de investigação sobre canto racista de jogadores argentinos contra França (Foto: Arnd Wiegmann)

247 - A Fifa anunciou nesta quarta-feira (17) a abertura de uma investigação sobre o canto racista entoado pelos jogadores argentinos contra a seleção francesa nas comemorações da conquista da Copa América, informa O Globo. O cântico foi transmitido em vídeo ao vivo pelo meia Enzo Fernández, o que fez com que o Chelsea, seu clube, abrisse um processo disciplinar contra o argentino.

"A Fifa tomou conhecimento de um vídeo que circula nas redes sociais e o incidente é objeto de uma investigação", afirmou a entidade em um comunicado. A Fifa condena com veemência qualquer forma de discriminação, por parte de qualquer pessoa, incluindo jogadores, torcedores e dirigentes", diz o comunicado.

A música racista foi criada por torcedores argentinos e entoada já na Copa do Mundo de 2022 para atacar jogadores da seleção francesa. A letra tem frases como “jogam pela França mas vêm de Angola”, e "sua mãe é nigeriana seu pai é camaronês, mas no documento tem nacionalidade francesa", sobre o atacante Kylian Mbappé.

Na última terça-feira (16) a Federação Francesa de Futebol (FFF) anunciou que levaria o caso à Fifa e apresentaria uma denúncia na Justiça. Jogadores da seleção francesa também se manifestaram. "Futebol em 2024: racismo desinibido", escreveu o zagueiro Wesley Fofana. Jogadores franceses que são companheiros de Enzo Fernández no Chelsea, como o próprio Fofana, o atacante Nkunku, o lateral Malo Gusto, e os zagueiros Disasi e Badiashile pararam de seguir o argentino nas redes sociais.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...