Breno Altman: "Bolsonarismo atingiu o recorde mundial de submissão"
Jornalista critica ato do 7 de Setembro na Avenida Paulista e diz que direita brasileira nunca se ajoelhou tanto aos EUA como sob influência de Trump
247 - O jornalista Breno Altman criticou duramente o gesto de bolsonaristas que estenderam uma bandeira gigante dos Estados Unidos na Avenida Paulista durante a manifestação deste domingo, 7 de setembro. Em participação no programa Bom Dia 247, nesta segunda-feira (8), Altman classificou o ato como um retrato da postura submissa da extrema-direita brasileira diante de Washington e de Donald Trump.
“Nós sempre tivemos no Brasil uma direita entreguista, de costas ao Brasil e de joelhos diante dos EUA. Sempre foi uma característica da direita brasileira essa submissão. Agora, o bolsonarismo vai batendo todos os recordes dessa submissão, vai atingindo graus de sabujice em relação à Casa Branca, em relação a Donald Trump, que não há registro na história de nada parecido”, afirmou o jornalista.
A imagem da bandeira norte-americana estendida no ato ganhou repercussão internacional. Altman destacou que até o New York Times mencionou o episódio em reportagem, apontando que apoiadores de Jair Bolsonaro depositam suas esperanças nos Estados Unidos.
“Essa bandeira norte-americana na manifestação bolsonarista virou uma foto mundial. É algo impressionante. Inclusive, matéria que saiu no New York Times a respeito dessa manifestação foi que os bolsonaristas depositam suas esperanças nos EUA, o que é bastante comprobatório dessa natureza entreguista da direita brasileira. Sem dúvida, é a imagem que fica da manifestação bolsonarista deste domingo”, completou.
O ato em São Paulo, marcado por discursos em defesa da anistia aos golpistas de 8 de janeiro de 2023, foi acompanhado por símbolos explícitos de apoio a Donald Trump e às tarifas impostas pelo governo norte-americano contra o Brasil.


