Desempenho dos pequenos negócios incentiva crescimento do PIB
MPEs são protagonistas no setor de Serviços, de acordo com dados do Sebrae
247 - O presidente do Sebrae, Décio Lima, celebrou na quarta-feira (3) o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e destacou o papel dos pequenos negócios.
Mais cedo, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o PIB do país avançou 0,4% no 2º trimestre. No total, o PIB somou R$ 3,2 trilhões no trimestre, alcançando o maior nível da série histórica, iniciada em 1996.
"Em julho, os pequenos negócios foram responsáveis por oito em cada 10 empregos gerados no país. É um apoio essencial no fortalecimento da economia nacional”, disse o presidente do Sebrae, de acordo com declarações divulgadas pela Agência Sebrae.
“Representamos 27% do PIB e mais da metade da mão de obra formal do país. O aumento do PIB é um dos resultados do trabalho integrado coordenado pelo governo federal, e os pequenos negócios são parte fundamental desse sucesso”, disse.
Nos Serviços, onde pequenas e médias empresas são protagonistas, apresentaram crescimento as atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (2,1%), informação e comunicação (1,2%), transporte, armazenagem e correio (1,0%), outras atividades de serviços (0,7%) e atividades imobiliárias (0,3%).
Pela ótica da produção, houve alta nos Serviços (0,6%) e na Indústria (0,5%) Foi justamente o setor de Serviços o principal gerador de novos postos de trabalhos entre as MPEs em julho.
Lima destacou ainda a maior abertura de novos empreendimentos. "Em 2025, a abertura de novos pequenos negócios segue forte, com mais de 3 milhões de novos empreendimentos até julho, sendo 77% MEIs. Isso reflete o dinamismo e a capacidade de adaptação desses empreendedores. O envolvimento ativo do Sebrae em políticas de capacitação, inovação e acesso a crédito tem estimulado o empreendedorismo orientado à oportunidade", afirmou.