HOME > Economia

Porta giratória: depois do Banco Central, Campos Neto assume comando global do Nubank

Banco digital convidou o ex-presidente do BC para assumir os cargos menos de seis meses após deixar Campos Neto deixar a autoridade monetária

Roberto Campos Neto (Foto: Reuters/Ueslei Marcelino)

247 - O ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto irá assumir os cargos de vice-chairman e chefe global de políticas públicas do Nubank, após ser convidado pela instituição financeira para as vagas menos de seis meses após deixar a autoridade monetária. As informações são da Reuters.

Campos Neto também foi convidado para se tornar membro não independente do conselho de administração do Nubank.

Segundo o Nubank, Campos Neto expressou intenção de aceitar o convite e assumir as posições em 1º de julho. A data marca precisamente o fim da quarentena de seis meses exigida para que ex-diretores do BC possam exercer atividades profissionais na iniciativa privada.

A atuação de Campos Neto e do Nubank escancara a lógica da “porta giratória” entre o BC e o mercado financeiro. O termo descreve, de forma geral, a movimentação de ex-dirigentes entre cargos públicos e o setor privado em áreas relacionadas às suas funções anteriores. Esse fenômeno é frequentemente associado a conflitos de interesse, tráfico de influência e corrupção.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...