TV 247 logo
      HOME > Economia

      OMC recebe queixa formal do Brasil contra sobretaxas de Trump

      Governo contesta sobretaxas impostas pelos EUA e alega violação de acordos internacionais de comércio

      Logo da OMC em Genebra, na Suíça - 04/03/2021 (Foto: REUTERS/Denis Balibouse)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      Pedro Lacerda - repórter da Rádio Nacional

      A OMC, Organização Mundial do Comércio, confirmou o recebimento de solicitação formal de consulta feita pelo governo do Brasil contra as tarifas comerciais de 50% impostas sobre os produtos brasileiros pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O pedido foi encaminhado nesta segunda-feira (11) aos membros da organização.

      Segundo a OMC, o Brasil alega que as medidas são inconsistentes com as obrigações dos Estados Unidos sob várias disposições do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio de 1994 e do Entendimento sobre Solução de Controvérsias. O governo brasileiro argumenta que as medidas de Donald Trump buscam reparação por meio da imposição de tarifas, em vez de recorrer às regras e procedimentos dos acordos já firmados.

      Entre as principais reclamações do Brasil contra os Estados Unidos estão a aplicação de tarifas acima dos limites acordados, a violação do princípio de nação mais favorecida, o descumprimento das regras de solução de controvérsias, além de tratamento menos favorável ao comércio brasileiro.

      O processo de solicitação de consultas inicia formalmente uma disputa na OMC. As consultas garantem às partes envolvidas a oportunidade de debater a questão e procurar uma solução sem prosseguir para um julgamento. Se as consultas não resolverem a disputa no prazo de 60 dias, o reclamante, nesse caso, o Brasil, poderá pedir que um painel da OMC decida sobre o caso.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...