HOME > Economia

Embraer fecha venda de 50 jatos à Avelo Airlines por US$ 4,4 bilhões

A companhia americana será a primeira a operar a aeronave E195-E2 nos Estados Unidos, com entregas a partir de 2027

Logo da Embraer em Genebra 23/05/2022 (Foto: REUTERS/Denis Balibouse)

247 - A Embraer anunciou, nesta quarta-feira (10), a venda de 50 jatos E195-E2 para a Avelo Airlines, no valor de US$ 4,4 bilhões. O acordo também inclui uma opção de compra de outras 50 unidades. As entregas dos aviões estão previstas para iniciar no primeiro semestre de 2027, e a Avelo se tornará a primeira companhia aérea dos Estados Unidos a operar o modelo mais avançado da fabricante brasileira. As informações são do jornal O Globo.

O anúncio acontece em um contexto de desafios comerciais para o Brasil, com tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. A Embraer conseguiu evitar a tarifa adicional de 40%, mas os aviões da empresa ainda terão uma tarifa mínima de 10%. No entanto, a Embraer destacou que o pedido da Avelo é um marco significativo para o programa E2 da fabricante e representa uma grande oportunidade para ampliar sua presença no mercado americano.

Segundo comunicado oficial da Embraer, os jatos E195-E2 serão uma importante adição à frota da Avelo, que atualmente opera com Boeing 737NGs. A nova aeronave trará melhorias na eficiência de custos e expandirá o alcance da malha aérea da companhia. A Embraer também ressaltou que o modelo é altamente eficiente em pistas curtas, o que pode permitir à Avelo acessar novos mercados. Isso é possível graças ao Sistema de Decolagem Aprimorado da Embraer (E2TS), que melhora o desempenho da aeronave em aeroportos com pistas menores.

Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, comentou: “O E195-E2 tem um consumo de combustível extremamente eficiente e opera com baixo nível de ruído, o que contribui para um impacto ambiental reduzido. Além disso, a capacidade de operar em pistas curtas será um diferencial importante para a Avelo, permitindo a expansão da operação em sua malha aérea."

A Avelo Airlines, que iniciou suas operações em 2021, já transportou quase oito milhões de passageiros e realizou mais de 62 mil voos. Com sua frota de Boeing 737 Next Generation, a companhia atende atualmente 47 cidades nos Estados Unidos, Porto Rico e três destinos internacionais: Jamaica, México e República Dominicana. Com a chegada do E195-E2, a Avelo se prepara para modernizar ainda mais sua operação, oferecendo aos passageiros um ambiente mais confortável, com assentos 2x2, tomadas individuais e uma cabine silenciosa.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...