TV 247 logo
      HOME > Economia

      Conta de luz sem aumento: Aneel mantém bandeira verde para março

      Decisão da agência reflete boas condições dos reservatórios e afasta cobrança extra na conta de energia

      (Foto: ABR)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária verde será mantida no mês de março, garantindo que os consumidores não tenham custos adicionais na conta de luz, informa o Metrópoles. A decisão reflete a melhoria das condições de geração de energia no país, especialmente devido ao período chuvoso que elevou os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

      Desde dezembro de 2024, a bandeira verde tem sido mantida, permitindo que as tarifas de energia elétrica permaneçam estáveis. Segundo a Aneel, esse cenário favorável reduz a necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo de produção mais elevado.

      “Com o período chuvoso, os níveis dos reservatórios melhoraram, assim como as condições de geração das usinas hidrelétricas. Dessa forma, o acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara, torna-se menos necessário”, explicou a agência.

      Como funcionam as bandeiras tarifárias - O sistema de bandeiras tarifárias foi implementado pela Aneel em 2015 para tornar mais transparente o impacto dos custos de geração de energia na conta de luz. Ele funciona como um indicador de custos variáveis, com três níveis:

      • Bandeira verde: sem cobrança adicional na tarifa.
      • Bandeira amarela: acréscimo na conta de luz devido ao aumento do custo de geração.
      • Bandeira vermelha: maior custo para o consumidor, com valores adicionais cobrados a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

      O modelo permite que os consumidores acompanhem as condições do setor elétrico e ajustem seu consumo de acordo com a necessidade.

      A permanência da bandeira verde representa um alívio no orçamento das famílias e empresas, em um momento em que a inflação e o custo de vida seguem pressionando as contas domésticas. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...