TV 247 logo
      HOME > Economia

      Brasil e México avançam em parcerias no setor de biocombustíveis e agropecuária

      Comitiva de Geraldo Alckmin reforça cooperação em biocombustíveis, segurança alimentar e atração de investimentos bilaterais

      Geraldo Alckmin durante uma das agendas com representantes do governo mexicano com foco no comércio exterior (Foto: Nurivan Mendoza Memije/ MDIC)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Em visita oficial à Cidade do México, o vice-presidente Geraldo Alckmin lidera uma comitiva com mais de 100 empresários e ministros para reforçar a cooperação bilateral, com destaque para o setor de biocombustíveis. Durante os primeiros dias da missão, foram assinados memorandos que visam estreitar a parceria entre os dois países, explorando a experiência do Brasil na produção de etanol a partir da cana-de-açúcar e impulsionando o crescimento do setor no México. O objetivo é acelerar a transição energética e promover a descarbonização por meio do desenvolvimento de biocombustíveis sustentáveis, como etanol e SAF (combustível de aviação sustentável).

      O vice-presidente destacou a importância das parcerias, que, além do impacto econômico, têm um forte componente social e ambiental. "Destaco a importância do que acabamos de assinar. Importância social, que significa emprego, renda, oportunidades, vida digna para a população; importância econômica, com investimentos e crescimento do setor produtivo; e importância científica e tecnológica, com novas formas tecnológicas para a descarbonização, além da importância ambiental", ressaltou Alckmin.

      Biocombustíveis como pilar de sustentabilidade 

      A assinatura do memorando sobre biocombustíveis reforça a estratégia de ambos os países em promover a sustentabilidade. O Brasil, com vasta experiência na produção de etanol, compartilha seu conhecimento e tecnologia com o México para impulsionar a produção de biocombustíveis, utilizando fontes renováveis como a cana-de-açúcar. A cooperação busca expandir o uso do etanol e outros combustíveis sustentáveis, além de investir em iniciativas de captura e armazenamento de carbono, um passo importante para o desenvolvimento sustentável da região.

      Fortalecimento da cooperação no agro e em outras áreas

       Além dos biocombustíveis, Alckmin e outros ministros brasileiros mantiveram reuniões com autoridades mexicanas para reforçar a parceria nas áreas de agropecuária e segurança alimentar. O ministro Carlos Fávaro e o secretário mexicano de Agricultura, Julio Sacristán, assinaram acordos para melhorar a produção agrícola e pecuária, com foco em pequenas e médias propriedades, e na rastreabilidade da carne bovina, essencial para as exportações brasileiras para o México.

      Expansão de mercados e investimentos mútuos

       O acordo assinado entre a ApexBrasil e a Secretaria de Economia do México visa promover a troca de bens, serviços e investimentos entre os dois países, além de fortalecer a inovação e as capacidades empresariais. A missão também busca impulsionar as exportações e facilitar a entrada das empresas brasileiras e mexicanas em novos mercados, aumentando a competitividade e o posicionamento internacional.

      Com uma corrente de comércio de US$ 13,6 bilhões em 2024, Brasil e México seguem firmando parcerias estratégicas para fortalecer suas economias e promover o desenvolvimento sustentável em áreas-chave, como os biocombustíveis e a agricultura. A visita de Alckmin ao México reafirma o compromisso de ambos os países com a inovação, o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental.

      Relacionados

      Carregando anúncios...