HOME > Economia

Após tarifas, Lula reafirma interesse em substituto para o dólar no comércio internacional

A possibilidade de substituição do dólar, levantada pela cúpula do Brics desta semana no Rio de Janeiro, foi duramente criticada por Trump

Brasília (DF), 08/07/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em cerimônia oficial no Palácio da Alvorada (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Reuters) - Após os Estados Unidos terem anunciado na véspera uma taxação de 50% sobre os produtos vendidos pelo Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou nesta quinta-feira que os países que fazem parte do Brics têm o interesse em criar uma alternativa ao dólar no comércio internacional.

A possibilidade de substituição do dólar, levantada pela cúpula do Brics desta semana no Rio de Janeiro, foi duramente criticada por Trump e vem sendo apontada como um dos motivos para que os EUA tenham anunciado uma tarifa de 50% sobre o Brasil.

"Temos interesse, sim, de criar uma moeda de comércio com os outros países. Eu não sou obrigado a comprar dólar" para negociar com outros países, afirmou Lula durante entrevista à TV Record.

(Repórtagem de Fabrício de Castro)

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...