TV 247 logo
      HOME > Economia

      Alexandre Silveira diz que governo vai propor elevação do etanol na gasolina de 27% para 30%

      Segundo o ministro de Minas e Energia, a iniciativa permitirá que o Brasil deixe “praticamente de ser importador de gasolina”

      Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, gasolina e etanol (Foto: Agência Brasil)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), afirmou nesta segunda-feira (16) que sua pasta pretende propor, na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), o aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina, de 27% para 30%. Segundo ele, a iniciativa permitirá que o Brasil deixe “praticamente de ser importador de gasolina”. As declarações, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, foram feitas durante o seminário "Gás para Empregar: construindo uma estrutura justa e sustentável de preços", realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). 

      Silveira também declarou que a medida é uma entre várias que reforçam o papel estratégico da Petrobras para o desenvolvimento nacional, mas negou haver qualquer tipo de interferência política na estatal.Segundo o ministro, a estatal  “não continuaria valorizando tanto”, caso houvesse algum sinal de  intervencionismo na empresa.

      Silveira também defendeu mudanças na forma como a Petrobras atua no mercado de gás natural. Ele cobrou que a estrutura da estatal ajude a reduzir os índices de reinjeção do insumo. “Precisamos que a Petrobras compreenda a necessidade de mudar isso daqui pra frente”, declarou.

      O plano de elevar o percentual de etanol na mistura já vinha sendo estudado pelo Ministério de Minas e Energia, mas ressurge em meio à instabilidade no mercado internacional de petróleo, provocada pelo conflito entre Israel e Irã. Na sexta-feira da semana passada, o preço da commodity teve alta superior a 10%. No domingo (15), o valor subiu mais 7%, mas nesta segunda-feira (16), houve recuo de mais de 1%.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...