Produção industrial chinesa acelera e cresce 6,5% em setembro
Indústria da China cresce acima de agosto e manufatura lidera o avanço
247 – A economia chinesa registrou mais um sinal de força em setembro. Segundo dados oficiais do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE), divulgados nesta segunda-feira (20), a produção industrial do país avançou 6,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior, superando o crescimento de 5,2% observado em agosto. A informação foi publicada originalmente pela agência Xinhua e repercutida pelo Diário do Povo.
No acumulado de janeiro a setembro, a produção industrial de valor agregado cresceu 6,2% em comparação com 2024. O índice é considerado um termômetro da atividade das grandes empresas chinesas, cada uma com faturamento anual acima de 20 milhões de yuans (cerca de US$ 2,82 milhões).
Setores em alta
Entre os segmentos, a produção de valor agregado do setor manufatureiro foi o grande destaque, com elevação de 7,3% em setembro. A mineração também apresentou resultado positivo, crescendo 6,4% no mesmo período. Já o setor de fornecimento de energia elétrica, gás, água e calor avançou apenas 0,6%.
Apesar dos números favoráveis, autoridades reconhecem que o setor ainda enfrenta obstáculos. “A indústria lida com uma demanda efetiva fraca e com uma lucratividade corporativa moderada”, afirmou Wang Xin, funcionária do DNE.
“Na próxima fase, a China intensificará os esforços para construir um novo paradigma de desenvolvimento, acelerar a comercialização de resultados de pesquisa científica e expandir a oferta de alta qualidade, promovendo novos impulsionadores para a demanda doméstica”, completou Wang.