Gleisi homenageia Sebastião Salgado: "um brasileiro que serviu ao mundo"
Ministra destacou nas redes o papel do fotógrafo como denunciante das injustiças e defensor dos mais vulneráveis
247 - A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), usou as redes sociais nesta sexta-feira (23) para prestar homenagem ao fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que faleceu aos 81 anos. Em sua publicação, Gleisi exaltou o legado do artista e sua contribuição para a luta contra as desigualdades sociais por meio da fotografia.
“Sebastião Salgado fez de sua arte, a fotografia, um poderoso instrumento de denúncia contra a desigualdade”, escreveu a ministra. Ela destacou ainda que, tanto no Brasil quanto em outros países, o fotógrafo revelou com sensibilidade as injustiças enfrentadas pelos mais pobres, sem deixar de registrar também a resistência e a dignidade dessas populações.
“No Brasil e em todos os lugares do planeta que suas lentes alcançaram, fez o registro das injustiças, mas também mostrou a força dos mais fracos na luta coletiva pela vida e pela transformação”, afirmou Gleisi. E concluiu: “foi um brasileiro que serviu ao mundo. Nossos sentimentos à família e nossa gratidão por seu legado”.