HOME > Cultura

BNDES aprova R$ 18 milhões para impulsionar produções da Boutique Filmes

Investimento do Fundo Setorial do Audiovisual vai acelerar projetos da produtora e ampliar presença internacional do conteúdo brasileiro

BNDES (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo)

247 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 18 milhões para a produtora Boutique Filmes. O aporte, proveniente do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento, comercialização e internacionalização de conteúdos audiovisuais da empresa.

O investimento faz parte do Programa BNDES FSA Audiovisual, iniciativa conjunta do BNDES com o Ministério da Cultura e a Agência Nacional do Cinema (Ancine), voltada a estimular o crescimento sustentável do setor audiovisual brasileiro.

Com os recursos, a Boutique Filmes vai ampliar seu portfólio de séries e longas-metragens, adquirir novas propriedades intelectuais e investir na capacitação de profissionais em ferramentas de inteligência artificial aplicadas à produção audiovisual. Os lançamentos das novas produções estão previstos até 2027.

Além de acelerar o ritmo de projetos já em desenvolvimento, a produtora fundada pelos irmãos Gustavo e Tiago Mello vai reforçar sua presença em eventos internacionais e expandir parcerias com estúdios e distribuidoras estrangeiras.

“A produção cultural no país voltou a ter a importância que merece no governo do presidente Lula. Com o financiamento, garantimos autonomia à indústria do audiovisual brasileiro, que vive num excelente momento, com premiações relevantes em festivais internacionais”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Para Gustavo Mello, sócio fundador da Boutique, o financiamento marca um novo momento na trajetória da empresa. “A Boutique agora inicia uma nova etapa na sua história. Vamos acelerar nosso plano de negócios, viabilizando novas produções, entrando no segmento de cinema, gerando ainda mais empregos, e levando grandes propriedades brasileiras para uma ampla audiência no mundo todo.”

A Boutique Filmes é hoje uma das produtoras mais influentes do mercado brasileiro. Foi responsável pela primeira série original nacional da Netflix, 3%, e também pelo documentário Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime, considerado o primeiro true crime brasileiro na plataforma.Outros projetos de destaque incluem Rota 66 (Globoplay), Mila no Multiverso e Passinho – O Ritmo dos Sonhos (Disney+), Sutura (Prime Video) e Véspera (HBO Max). Entre os próximos lançamentos estão os longas O Gênio do Crime (Globo Filmes/Paris) e Uma Garota de Classe (Netflix).A produtora acumula ainda três indicações ao International Emmy Awards, com as séries infantis Zoo da Zu e SOS Fada Manu, consolidando sua reputação como exportadora de conteúdo original e de qualidade.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...