TV 247 logo
      HOME > Conteúdo publicitário

      Cuidados preventivos ampliam expectativa de vida dos pets e reduzem emergências

      Consultas regulares e exames de rotina ajudam a detectar doenças antes que evoluam, garantindo mais longevidade para cães e gatos e reduzindo despesas

      Planos de saúde para pets como o da Petlove surgem como uma solução eficaz para democratizar o acesso à medicina veterinária de qualidade. (Foto: Petlove/Divuvlgação )

      A medicina veterinária avançou nas últimas décadas, e os cuidados com a saúde dos animais de estimação também. Cada vez mais próximos dos tutores e considerados membros de famílias multiespécie, os pets passaram a receber ainda mais atenção no que diz respeito à sua saúde. E esta atenção inclui o cuidado preventivo, baseado em check-ups periódicos, vacinas em dia e o acompanhamento atento de sinais sutis que indicam alterações no bem-estar do animal. 

      Uma pesquisa Quaest, encomendada pela Petlove, mostrou que 92% dos tutores gostariam de levar o pet mais vezes ao veterinário. No entanto, o custo, muitas vezes, é um desafio e metade dos entrevistados afirmou que já deixou de buscar atendimento veterinário por falta de dinheiro.

      Para o veterinário da Petlove Pedro Risolia, o caminho ideal é estabelecer uma rotina de visitas semestrais ou, no mínimo, anuais ao consultório. Nessas consultas, o profissional pode solicitar exames de sangue básicos, como hemograma, função renal e hepática, além de avaliar aspectos como dentição, parasitas intestinais, além de ectoparasitas como pulgas e carrapatos. Deve-se ainda investigar a qualidade da dieta, o controle de peso e os sinais de envelhecimento. “O principal é ir ao veterinário com regularidade. Essa é a base de qualquer prevenção”, diz Risolia. 

      Outro aspecto que contribui para o diagnóstico precoce é o vínculo mais estreito entre tutores e pets. Como cães e gatos vivem hoje dentro de casa, muitas vezes dormindo no mesmo quarto ou cama dos tutores, pequenas alterações de comportamento são mais fáceis de perceber — como perda de apetite, prostração ou rejeição a passeios.

      A vacinação também é uma etapa fundamental do cuidado preventivo, especialmente nas fases iniciais da vida do animal. Além da vacina antirrábica, obrigatória no Brasil, as vacinas polivalentes protegem contra diversas doenças graves e contagiosas. Em ambientes urbanos, onde a interação entre animais é mais intensa, essa proteção torna-se ainda mais necessária.

      Nesse cenário, planos de saúde para pets surgem como uma solução eficaz para democratizar o acesso à medicina veterinária de qualidade. Com consultas, exames e vacinas incluídos, eles contribuem para fortalecer a cultura da prevenção e reduzir os custos com tratamentos emergenciais. 

      A Petlove oferece planos de saúde para pets com ampla cobertura e preços acessíveis, adaptados às necessidades de cães e gatos. Planos com custos a partir de R$19,90 contam com consultas, vacinas obrigatórias, exames laboratoriais e atendimento domiciliar. Há também assistência para exames cardiológicos, cirurgias, internações e exames de alta complexidade. Todos incluem microchipagem gratuita, rede credenciada nacional e atendimento sem burocracia. A Petlove já ultrapassou a marca de 800 mil vidas contratadas e conta com mais de 7 mil parceiros credenciados em 400 cidades brasileiras, com destaque para capitais como São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.