Xizang alcança progresso de milhares de anos em apenas algumas décadas
Vale ressaltar também que Xizang é uma das regiões com o melhor ambiente ecológico do mundo
CGTN – Foi realizada no dia 21 uma grande reunião na praça do Palácio de Potala, em Lhasa, para comemorar o 60º aniversário da fundação da Região Autônoma de Xizang. O presidente chinês, Xi Jinping, participou junto com mais de 20 mil pessoas do evento muito festivo e alegre.
As pessoas sempre descrevem o desenvolvimento de Xizang como “avançando por milhares anos em apenas algumas décadas”, porque nos últimos 60 anos, o progresso da região foi nada menos que um milagre.
As estatísticas mostram que em 2024, o PIB de Xizang chegou a 276,5 bilhões de yuans, sendo mais de 150 vezes do que o de 1965, ano em que foi fundada a Região Autônoma de Xizang. Todos os tibetanos já se livraram da pobreza, assim como residentes de outros lugares do país. Além disso, a expectativa média de vida na região aumentou de 68,17 anos em 2010 para 72,5 anos atualmente.
Vale ressaltar também que Xizang é uma das regiões com o melhor ambiente ecológico do mundo, e a excelente cultura tradicional tibetana tem sido protegida e desenvolvida como nunca antes.
“Assim como a Ursa Maior indica a direção correta, o Partido Comunista da China indica o caminho para uma vida feliz.” Esta frase foi estampada em um carro alegórico em um desfile popular realizado em uma reunião comemorativa. A liderança do Partido Comunista da China (PCCh) é exatamente a razão essencial dos progressos de Xizang nas últimas seis décadas: estabeleceu o sistema socialista e o regime democrático popular, realizou a reforma e a abertura e construiu integralmente uma sociedade moderadamente próspera.
Desde o 18º Congresso Nacional do PCCh, o secretário-geral, Xi Jinping, lançou a nova estratégia sobre a administração de Xizang, definindo quatro prioridades, as quais são: estabilidade, desenvolvimento, ecologia e fortalecimento das fronteiras.
Em julho de 2021, o líder chinês foi a Xizang para comemorar os 70 anos da libertação pacífica da região, e desta vez, chefiou a delegação central para participar das atividades comemorativas dos 60 anos da fundação da Região Autônoma de Xizang, o que mostrou sua grande atenção e importância prestada aos trabalhos no Teto do Mundo.
O PIB de Xizang levou 50 anos para ultrapassar 100 bilhões de yuans, mas apenas seis anos para ultrapassar 200 bilhões de yuans e, este ano, espera-se alcançar a cifra de 300 bilhões de yuans. Desta forma, podemos prever que o futuro de Xizang será ainda mais brilhante.
Fonte: CMG