Xi pede avançar com determinação na promoção da modernização chinesa
Ele enfatizou a importância de continuar aprendendo com a experiência histórica para alcançar um maior desenvolvimento nacional
Beijing, 30 set (Xinhua) – O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta terça-feira que a nação continue trabalhando duro e avance com determinação na promoção da modernização chinesa.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, fez as declarações em uma recepção realizada no Grande Palácio do Povo em Beijing para celebrar o 76º aniversário da fundação da República Popular da China.
O Dia Nacional da China cai em 1º de outubro.

Li Qiang presidiu a recepção. Zhao Leji, Wang Huning, Cai Qi, Ding Xuexiang, Li Xi e Han Zheng participaram do evento com cerca de 800 convidados chineses e estrangeiros.
"Alcançar a grande revitalização da nação chinesa é uma causa sem precedentes", disse Xi em seu discurso. "Tanto aspirações quanto desafios nos inspiram a aproveitar cada momento e a perseverar com vigor inabalável."

Xi observou que ao longo dos 76 anos desde a fundação da Nova China, o PCCh liderou o povo a alcançar conquistas brilhantes por meio de um espírito de autossuficiência e esforços contínuos.
Há não muito tempo que a China comemorou o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial, o que inspirou o patriotismo em toda a nação e reuniu forças para se esforçar, disse Xi.
Ele enfatizou a importância de continuar aprendendo com a experiência histórica para alcançar um maior desenvolvimento nacional.
Em meio à situação complexa este ano, a China fez novos progressos e conquistas no maior aprofundamento abrangente das reformas, na promoção do desenvolvimento de alta qualidade, na melhoria do bem-estar das pessoas e no avanço da autogovernança plena e rigorosa do Partido, disse Xi.
Apontando que a quarta sessão plenária do 20º Comitê Central do PCCh está programada para se realizar no próximo mês para estudar as sugestões sobre a formulação do 15º Plano Quinquenal (2026-2030) para o desenvolvimento econômico e social nacional, Xi pediu o planejamento e a implementação sólidos das metas, tarefas e medidas estratégicas para o plano quinquenal, a fim de garantir o progresso decisivo rumo à realização básica da modernização socialista.
Ele sublinhou a necessidade de implementar inabalavelmente a política "um país, dois sistemas" e apoiar as regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau para se integrarem melhor no desenvolvimento geral do país, bem como para desenvolverem suas economias e melhorarem o bem-estar das pessoas.
Esforços devem ser envidados para aprofundar os intercâmbios e a cooperação através do Estreito de Taiwan, opor-se resolutamente às atividades separatistas da "independência de Taiwan" e à interferência externa e salvaguardar firmemente a soberania nacional e a integridade territorial, apontou Xi.
Diante das rápidas mudanças globais não vistas em um século, "devemos praticar o verdadeiro multilateralismo, promover a implementação da Iniciativa de Desenvolvimento Global, da Iniciativa de Segurança Global, da Iniciativa de Civilização Global e da Iniciativa de Governança Global, e trabalhar com outros países para construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade", disse Xi.