HOME > China

Xi Jinping visita Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS

Xi Jinping parabenizou Rousseff por sua reeleição como presidente do NDB

Xi Jinping visita Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS (Foto: CGTN)

CGTN – O presidente chinês, Xi Jinping, visitou hoje de manhã (29) o Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS em Shanghai e se encontrou com Dilma Rousseff, presidente da entidade.

Xi Jinping parabenizou Rousseff por sua reeleição como presidente do NDB. Destacou que o banco, como o primeiro órgão multilateral de desenvolvimento criado e liderado por países emergentes, é uma iniciativa da força coletiva do Sul Global. Xi afirmou que a iniciativa está em conformidade com a tendência histórica de reformar e aprimorar a governança global, criando um símbolo das forças emergentes e da cooperação Sul-Sul no sistema financeiro internacional.

O presidente chinês ressaltou que a cooperação entre os BRICS entrou em uma fase de desenvolvimento de alta qualidade. A China continuará apoiando firmemente o NDB, ampliando a cooperação em projetos com foco em desenvolvimento verde, inovação e sustentabilidade e promovendo resultados práticos. Ele também expressou o desejo de compartilhar experiências de desenvolvimento com os países-membros e de fornecer mais bens públicos internacionais por meio do banco.

Segundo o líder chinês, o fortalecimento coletivo do Sul Global está se tornando uma força crucial na manutenção da paz mundial, no avanço do desenvolvimento comum e na reforma da governança global. Independentemente das mudanças no cenário internacional, o progresso da humanidade é irreversível. O desenvolvimento da China se baseia na autossuficiência e no trabalho árduo e o país continuará a defender seus direitos e interesses legítimos, bem como os de toda a comunidade internacional.

A presidente do NDB, Dilma Rousseff, agradeceu o firme apoio da China ao desenvolvimento do NDB e elogiou os extraordinários avanços chineses sob a liderança de Xi Jinping, destacando o papel do país asiático na promoção da reforma da governança global. Ela afirmou que a China é um exemplo na defesa do multilateralismo, na justiça internacional e na construção de uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade. Rousseff condenou o unilateralismo e o protecionismo por minarem a autoridade do direito internacional, ameaçarem as cadeias de produção e fornecimento globais. O NDB seguirá comprometido com sua missão, contribuindo ativamente para o desenvolvimento dos países emergentes e em desenvolvimento, segundo a presidente.

Carregando anúncios...