Xi Jinping se reúne com primeiro-ministro da Índia
China e Índia são duas civilizações orientais antigas, sendo também os dois países mais populosos do mundo e membros importantes do Sul Global
CGTN – O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se neste domingo (31), em Tianjin, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que está na China para participar da Cúpula da Organização de Cooperação de Shanghai de 2025.
Xi Jinping disse que o encontro bem-sucedido do ano passado, em Kazan, marcou o reinício das relações China-Índia, com intercâmbios e cooperação bilaterais progredindo continuamente.
China e Índia são duas civilizações orientais antigas, sendo também os dois países mais populosos do mundo e membros importantes do Sul Global. As duas nações assumem a importante responsabilidade de beneficiar seus povos, promover a unidade e a revitalização dos países em desenvolvimento e impulsionar o progresso da sociedade humana. Ser bons amigos e parceiros e alcançar a “dança conjunta do dragão e do elefante” deve ser a escolha certa para China e Índia.
Em relação ao tratamento das relações com a Índia, Xi Jinping apresentou quatro perspectivas. A primeira é fortalecer a comunicação estratégica e aprofundar a confiança mútua. A segunda é expandir o intercâmbio e a cooperação para alcançar benefícios mútuos e resultados vantajosos para todos. O terceiro entendimento é atender às preocupações uns dos outros e defender a coexistência harmoniosa. Quarta, os dois países devem demonstrar a responsabilidade histórica, defender o multilateralismo, defender a equidade e a justiça internacionais e promover conjuntamente a multipolarização e a democratização das relações internacionais.
"Os Cinco Princípios da Coexistência Pacífica, formados pela geração mais antiga de líderes chineses e indianos há mais de 70 anos, devem ser valorizados e promovidos. Precisamos trabalhar juntos para manter a paz e a tranquilidade nas áreas de fronteira e não deixar que a questão fronteiriça defina o relacionamento geral entre China e Índia”, disse Xi Jinping.
O líder chinês afirmou ainda que os dois países devem demonstrar a responsabilidade histórica, defender o multilateralismo, a equidade e a justiça internacionais e promover conjuntamente a multipolarização e a democratização das relações internacionais.
Narendra Modi destacou que a Índia e a China são parceiras, não adversárias, com muito mais consenso do que divergências. O governo indiano está disposto a tratar e desenvolver as relações bilaterais, a partir de uma perspectiva de longo prazo.
A Índia quer trabalhar com a China para buscar uma solução justa, razoável e mutuamente aceitável para a questão da fronteira. Os dois países defendem a autonomia estratégica e a diplomacia independente e suas relações bilaterais não estão sujeitas à influência de terceiros. A cooperação entre os dois lados tornará o século XXI verdadeiramente um século asiático, e juntos fortalecerão o poder do multilateralismo nos assuntos internacionais.