Xi Jinping se reúne com presidente do Irã
Xi Jinping afirmou que a China atribui grande importância ao desenvolvimento das relações com o Irã em sua diplomacia para o Oriente Médio
CGTN – O presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu na tarde este terça-feira (2) com o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, no Grande Palácio do Povo em Beijing. O presidente iraniano está na China para participar da Cúpula da Organização de Cooperação de Shanghai 2025 e das comemorações do 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Mundial Antifascista.
Xi Jinping afirmou que a China atribui grande importância ao desenvolvimento das relações com o Irã em sua diplomacia para o Oriente Médio. Segundo ele, a China está disposta a manter a amizade entre os dois países, ampliar a confiança mútua e reforçar a cooperação em áreas como comércio, investimentos, energia limpa e conectividade. Destacou ainda a necessidade de intensificar os intercâmbios culturais e interpessoais, além de trabalhar em conjunto pelo fortalecimento da parceria estratégica abrangente. O líder chinês ressaltou também que a China, ao apresentar a Iniciativa de Governança Global, deseja atuar ao lado da comunidade internacional — incluindo o Irã — para promover um sistema de governança mais justo e equilibrado, contribuindo para a construção de uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade.
“A força não é o caminho certo para resolver diferenças”, disse Xi Jinping. Segundo ele, a China valoriza o compromisso reiterado do Irã de não buscar armas nucleares, respeita o direito de usar energia nuclear pacificamente e apoia o país na salvaguarda de sua soberania nacional, integridade territorial e dignidade nacional, bem como na defesa de seus direitos e interesses legítimos por meio de negociações. A China continuará a defender a justiça, a promover uma solução para a questão nuclear iraniana que atenda às preocupações legítimas de todas as partes.
Masoud Pezeshkian reiterou que o Irã atribui grande importância às relações bilaterais com a China. Ele destacou que o país manterá a amizade e aprofundará a cooperação com a China, independentemente das mudanças no cenário internacional. O líder iraniano afirmou ainda que o Irã apoia plenamente a Iniciativa de Governança Global apresentada por Xi Jinping e está disposto a coordenar-se estreitamente com a China para, juntos, se oporem ao unilateralismo e à política de poder, além de atuar pela paz e pela estabilidade no Oriente Médio e promover a implementação da iniciativa.