HOME > China

Xi Jinping reúne-se com o presidente do Congo

Xi Jinping destacou que as relações entre a China e o Congo constituem um exemplo de amizade sino-africana

CGTN – O presidente chinês, Xi Jinping, encontrou-se hoje (4) com o presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, que veio à China para participar das comemorações que marcam o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial. O encontro ocorreu no Grande Palácio do Povo, em Beijing. Na ocasião, os dois chefes de Estado anunciaram a elevação do relacionamento bilateral ao patamar de uma Comunidade China-Congo de Alto Nível com Futuro Compartilhado.

Xi Jinping destacou que as relações entre a China e o Congo constituem um exemplo de amizade sino-africana. Desde que o Congo assumiu a copresidência africana do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), o país tem trabalhado ativamente com a China para promover a implementação dos resultados da Cúpula de Beijing, alcançando progressos notáveis. A China está disposta a trabalhar com os países africanos para implementar as “Dez Ações de Parceria”, desenvolvendo novos pontos de crescimento em indústrias verdes, comércio eletrônico e pagamentos, ciência, tecnologia e inteligência artificial, a fim de impulsionar a cooperação sino-africana com mais qualidade e em níveis mais elevados.

“Diante da atual conjuntura internacional, marcada por mudanças e instabilidades, a China e a África, como membros importantes do Sul Global, devem assumir a responsabilidade histórica de defender a equidade e a justiça internacionais, bem como proteger a paz mundial e promover o desenvolvimento comum, unindo esforços para a construção de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade”, disse Xi Jinping.

Sassou, por sua vez, afirmou que a China realizou com êxito as comemorações do 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa, por meio destas demonstrando a coragem do povo chinês e a solidariedade dos povos do mundo. Ele disse sentir-se honrado em participar do evento, unindo-se à China na defesa da paz e na construção de um futuro melhor. O Congo mantém-se firmemente comprometido com o princípio de uma só China e espera estreitar a cooperação com o país asiático em diversas áreas, impulsionando fortemente as relações bilaterais.

Fonte: CMG

Carregando anúncios...