Xi Jinping recebe homenagem do Panchen Lama
O líder chinês expressou o desejo de que o Panchen Lama mantenha a gloriosa tradição do budismo tibetano de amor à pátria e à religião
CGTN – O presidente da China, Xi Jinping, reuniu-se nesta sexta-feira (6), em Beijing, com o 11º Panchen Lama, Bainqen Erdini Qoigyijabu, que lhe prestou homenagem durante o encontro.
Xi, que também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, incentivou o Panchen Lama a tomar o 10º Panchen Lama como exemplo; a buscar profundas realizações no budismo tibetano; a conquistar o respeito de monges e fiéis; e a contribuir para a unidade nacional, a harmonia religiosa e o desenvolvimento de Xizang (Tibete).
O Panchen Lama presenteou Xi com um hada — lenço cerimonial tradicional tibetano — e relatou seu progresso nos estudos e no trabalho. Xi parabenizou-o pelos avanços alcançados em diversas áreas.
O líder chinês expressou o desejo de que o Panchen Lama mantenha a gloriosa tradição do budismo tibetano de amor à pátria e à religião, e que atue com firmeza na defesa da reunificação nacional e da unidade étnica.
Em resposta, o Panchen Lama afirmou que manterá em mente os ensinamentos de Xi Jinping e seguirá suas orientações. Comprometeu-se também a contribuir para a adaptação do budismo à realidade chinesa e para a modernização de Xizang.
tradução: Shi Liang
revisão: Denise Melo