Xi Jinping participa do banquete de recepção da comemoração dos 80 anos da vitória na Guerra Antifascista Mundial (atualizado)
O líder chinês destacou que a convicção na justiça é inabalável, a aspiração pela paz é irresistível e a força do povo imbatível
CGTN – O banquete de recepção da comemoração do 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial foi realizado de forma solene nesta quarta-feira (3), no Grande Palácio do Povo, em Beijing. O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), presidente chinês e presidente da Comissão Militar Central, Xi Jinping, esteve presente na ocasião e proferiu um importante discurso.
O líder chinês destacou que a convicção na justiça é inabalável, a aspiração pela paz é irresistível e a força do povo imbatível. Em qualquer momento, devemos promover os valores comuns de toda a humanidade e defender a equidade e a justiça internacionais de maneira firme. Todos têm que persistir no caminho do desenvolvimento pacífico, proteger a paz e a tranquilidade mundiais com firmeza e construir unidos uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade. Disse também que é necessário tomar o coração do povo como sendo de todos nós e considerar os interesses do mundo como os nossos próprios interesses, trabalhando incansavelmente para melhorar o bem-estar das pessoas.

Xi Jinping salientou que, há 80 anos, o povo chinês, após 14 anos de árduas lutas sangrentas, derrotou completamente os invasores militaristas japoneses, proclamando a vitória total da Guerra Antifascista Mundial. Esse foi um ponto de virada histórica que marcou a passagem da nação chinesa, mergulhada em uma grave crise desde os tempos modernos, rumo à grande revitalização, e constituiu também uma importante virada no desenvolvimento mundial. Essa grandiosa vitória foi conquistada pelo povo chinês lado a lado com os países aliados antifascistas e com os povos de todo o mundo. O governo e o povo da China jamais esquecerão os governos estrangeiros e os amigos internacionais que ofereceram ajuda na resistência contra a agressão.
Xi Jinping enfatizou que a justiça, a luz e o progresso certamente triunfarão sobre o mal, a escuridão e a reação. A humanidade vive no mesmo planeta e deve ajudar-se mutuamente e conviver em harmonia, jamais podendo retornar à lei da selva do mais forte sobre o mais fraco.
O líder chinês apontou que a modernização chinesa segue o caminho do desenvolvimento pacífico, e que a China será para sempre uma força de paz, estabilidade e progresso no mundo. Ele expressou sua sincera esperança de que todos os países aprendam com a história, prezem a harmonia e promovam a modernização mundial de forma conjunta, abrindo um futuro ainda mais promissor para a humanidade.
Xi Jinping propôs um brinde junto com os convidados chineses e estrangeiros, celebrando o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial, desejando em conjunto a paz mundial.
Tradução: Zhao Yan
Revisão: Erasto Santos Cruz
Fonte: CMG