Xi Jinping e Miguel Díaz-Canel trocam mensagens de congratulações pelos 65 anos das relações diplomáticas China-Cuba
Xi Jinping lembrou em sua mensagem que, há 65 anos, Cuba foi o primeiro país do Hemisfério Ocidental a estabelecer relações diplomáticas com a Nova China
CGTN – O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, trocaram neste domingo (28) mensagens de congratulações pela ocasião do 65º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.
Xi Jinping lembrou em sua mensagem que, há 65 anos, Cuba foi o primeiro país do Hemisfério Ocidental a estabelecer relações diplomáticas com a Nova China, iniciando um novo capítulo nas relações sino-cubanas. Desde então, as relações bilaterais vêm se aprofundando, tornando-se um modelo de solidariedade e cooperação entre países socialistas e de assistência mútua sincera entre países em desenvolvimento.
O líder chinês enfatizou que presta alta atenção ao desenvolvimento das relações com Cuba e quer tomar este momento especial como um novo ponto de partida para trabalhar junto com o presidente Miguel Díaz-Canel, promovendo a amizade tradicional, aprofundando a confiança política mútua de alto nível, impulsionando sistematicamente o desenvolvimento e a cooperação, reforçando integralmente a coordenação estratégica, defendendo a justiça e a equidade internacional, e alcançando novos êxitos na construção da comunidade de futuro compartilhado China-Cuba.
Na mensagem enviada em conjunto com o líder da Revolução Cubana, o general Raúl Castro, Miguel Díaz-Canel indicou que as relações entre os dois países resistiram ao teste do tempo e se tornaram cada vez mais consolidadas. Segundo ele, a parte cubana persiste rigorosamente no princípio de Uma Só China, opõe-se às interferências externas nos assuntos internos da China, promove firmemente a construção da comunidade de futuro compartilhado Cuba-China e luta contra a hegemonia.
No mesmo dia, o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, também trocou com o primeiro-ministro cubano, Manuel Marrero Cruz, mensagens de congratulações pelo 65º aniversário das relações diplomáticas sino-cubanas.
Fonte: CMG