Voo direto para China “é de importância histórica”, diz chanceler do Timor-Leste à CMG
Freitas afirmou que “a inauguração do voo de Dili para Xiamen é de importância histórica para o Timor-Leste”
CGTN – Os primeiros voos diretos entre China e Timor-Leste foram realizados na sexta-feira (14) e sábado (15), inaugurando a rota aérea entre os dois países.
Em entrevista exclusiva à CMG, o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Timor-Leste, Bendito Freitas, disse que a estreia da rota direta é histórica e espera que a ligação possa atrair mais investidores e turistas chineses para seu país, além de incentivar timorenses a conhecerem a cultura e história chinesas.
Freitas afirmou que “a inauguração do voo de Dili para Xiamen é de importância histórica para o Timor-Leste”, prevendo que não só fortalecerá os laços entre os dois países, como também intensificará os contatos entre seus povos e empresas, promovendo o turismo e o desenvolvimento econômico timorense.
Sobre a escolha de Xiamen para a conexão direta, o ministro timorense explicou que a cidade, localizada na costa sul da China, é cheia de dinamismo econômico. Além disso, citou a autoridade, um grande número de pessoas da província de Fujian trabalha e vive no Timor-Leste, contribuindo para o crescimento do país.
Atuando como embaixador de Timor-Leste na China entre 2016 e 2020, Bendito Freitas ressaltou que a experiência de convivência e trabalho no país milenar foi extremamente valiosa. Durante esse período, o ministro testemunhou a transformação e o crescimento acelerado da economia chinesa, além da melhoria constante do padrão de vida da população.
“A China ocupa hoje uma posição crucial no mundo e pode trazer paz, segurança e prosperidade para todos nós", acrescentou a autoridade.
O chanceler timorense lembrou que, desde o estabelecimento dos laços diplomáticos em 2002, as relações bilaterais entre Timor-Leste e China têm evidenciado um desenvolvimento forte, especialmente graças ao enorme apoio por parte chinesa.
Citando cooperações bilaterais nas áreas de economia, agricultura, ciência e tecnologia e construção de infraestrutura, Freitas enfatizou que uma parceria profunda é propícia a avanços comuns das duas nações e de seus povos, destacando ainda que os dois lados compartilham valores comuns de paz, segurança e prosperidade humana.
Fonte: CMG