Vencedor do Prêmio Turing: Ascensão da ciência e tecnologia da China é impressionante
A ascensão da ciência e tecnologia da China impressionou Tarjan
CGTN – Em 13 de julho, o Congresso Internacional de Ciências Básicas (ICBS, na sigla em inglês) de 2025 foi aberto em Beijing, e o vencedor do Prêmio Turing, Robert Tarjan, recebeu o Prêmio de Realizações de Uma Vida Toda em Ciências Básicas.
Em uma entrevista exclusiva ao Grupo de Mídia da China, Tarjan disse que o Prêmio de Realizações de Uma Vida Toda em Ciências Básicas o levou a refletir sobre suas décadas de carreira acadêmica, recordando, em especial, seus falecidos pais. "Meu pai me disse que ninguém pode tirar o conhecimento da minha cabeça; se você tem inteligência, tem a responsabilidade de usá-la para beneficiar a todos", disse ele.
Falando em inteligência artificial, Tarjan admitiu que achava que "não era matemática o suficiente" nos primeiros dias e ficou bastante chocado com as conquistas de hoje. Ele tende a acreditar que o desenvolvimento da IA é cíclico, e ela ainda está longe da "superinteligência" com curiosidade humana e autonomia emocional. Desafios éticos e emocionais determinarão a direção futura da IA.
A ascensão da ciência e tecnologia da China impressionou Tarjan. Ele ressaltou que o investimento estratégico de longo prazo, um sólido sistema educacional e estudantes diligentes são os principais pontos fortes da China no campo da IA e da ciência básica.
No final da entrevista, Tarjan enviou uma mensagem aos jovens cientistas: respeitem altos padrões e mantenham a leitura crítica; busquem a simplicidade e elegância, e tenham a coragem de compartilhar e cooperar.
Fonte: CMG
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: