TV 247 logo
      HOME > China

      Túmulos Imperiais de Xixia são incluídos na Lista do Patrimônio Mundial

      O sítio preserva integralmente o sistema funerário imperial das Dinastias Tang e Song, além de incorporar tradições culturais de diversos grupos étnicos

      (Foto: CGTN)

      CGTN – Em 11 de julho, os Túmulos Imperiais de Xixia foram incluídos na Lista do Patrimônio Mundial. A resolução foi aprovada na 47ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, realizada em Paris, na França. Com isso, a China passa a contar com 60 itens reconhecidos como patrimônio mundial.

      Túmulos Imperiais de Xixia são incluídos na Lista do Patrimônio Mundial

      O complexo dos Túmulos Imperiais de Xixia pertence à Dinastia Xixia (1038–1227), fundada pelo povo Tangut, e está localizado no sopé oriental da porção sul das montanhas Helan, no noroeste da China. Com área total de aproximadamente 40 km², o local reúne os vestígios arqueológicos mais bem preservados, em maior escala e de mais alto nível da dinastia, evidenciando seu papel como ponto de interligação na Rota da Seda.

      Túmulos Imperiais de Xixia são incluídos na Lista do Patrimônio Mundial

      O sítio preserva integralmente o sistema funerário imperial das Dinastias Tang e Song, além de incorporar tradições culturais de diversos grupos étnicos, refletindo a fusão e inovação promovidas pelos intercâmbios culturais da época.

      Túmulos Imperiais de Xixia são incluídos na Lista do Patrimônio Mundial

      O Comitê elogiou altamente os esforços substanciais do governo chinês na preservação e gestão do sítio histórico.

      Em nome do governo chinês, o vice-ministro da Cultura e Turismo da China e diretor da Administração Nacional de Patrimônio Cultural, Rao Quan, afirmou que a China continuará cumprindo seus compromissos com a Convenção do Patrimônio Mundial e está disposta a compartilhar experiências, oferecer apoio técnico e colaborar com outros países na proteção dos tesouros culturais de toda a humanidade.

      Fonte: CMG

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...