Secretário-geral da ONU: “OCS é crucial para construção de um mundo multipolar”
Na entrevista, a reportagem do CMG citou que a OCS se baseia no Espírito de Shanghai, cujo cerne é o respeito pelas diferentes culturas e civilizações
CGTN – O secretário-geral da ONU, António Guterres, que está na China para participar da Cúpula da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) de 2025, afirmou, em entrevista exclusiva ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês) neste domingo (31) em Tianjin, que a “OCS é crucial para a construção de um mundo multipolar”. Para Guterres, a OCS, como plataforma de cooperação multilateral de ganha-ganha, representa uma grande parcela da população mundial e abrange as regiões economicamente mais dinâmicas do planeta.
Na entrevista, a reportagem do CMG citou que a OCS se baseia no Espírito de Shanghai, cujo cerne é o respeito pelas diferentes culturas e civilizações, a defesa da igualdade e a rejeição da mentalidade da Guerra Fria. O secretário-geral foi questionado sobre sua visão sobre o papel da OCS no mundo atual e em relação aos valores e as iniciativas da ONU.
“Sinto-me profundamente honrado por ter a oportunidade de participar desta reunião e farei o máximo para aprofundar a cooperação entre as nossas duas organizações”, valorizou a principal autoridade da ONU.

Guterres disse que é preciso construir “um mundo multipolar, onde todas as regiões, culturas, religiões e civilizações possam cooperar e trabalhar em conjunto”.
“Os Estados-membros da OCS desempenham um papel vital na construção deste mundo multipolar. Acredito que a existência da organização é uma das condições fundamentais para caminharmos rumo a um mundo verdadeiramente multipolar. Este objetivo ainda não foi alcançado e continuamos a trabalhar por isso”, destacou o secretário-geral.