HOME > China

Quanto mais estreita for a cooperação do Brics ampliado, maior será a confiança do bloco para enfrentar desafios

Xi enfatizou a necessidade de defender o multilateralismo como forma de garantir a equidade e a justiça internacional

Quanto mais estreita for a cooperação do Brics ampliado, maior será a confiança do bloco para enfrentar desafios (Foto: CGTN)

CGTN – O mundo passa atualmente por mudanças sem precedentes, marcadas pelo avanço da hegemonia, do unilateralismo e do protecionismo. Neste contexto, o presidente chinês, Xi Jinping, apresentou três propostas na durante a cúpula do Brics para promover a “cooperação do Brics ampliado” e construir de forma conjunta, uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade.

Xi enfatizou a necessidade de defender o multilateralismo como forma de garantir a equidade e a justiça internacional, de manter a abertura e o benefício mútuo para salvaguardar a ordem econômica e comercial global, e de reforçar a solidariedade e a cooperação para unir forças em prol do desenvolvimento comum. 

Os líderes participantes da cúpula afirmaram que as nações do Brics devem fortalecer a solidariedade e a coordenação para enfrentar crises e desafios de forma conjunta. Também reconheceram que as propostas do presidente Xi sobre a governança global tocam o cerne da questão e oferecem um caminho para seu aperfeiçoamento. 

“Quanto mais estreita for a cooperação do Brics, maior será a nossa confiança, mais eficazes serão as soluções e melhores os resultados na abordagem de riscos e desafios externos”, declarou Xi Jinping, reforçando a confiança das nações do bloco em enfrentar adversidades em conjunto.

O multilateralismo continua sendo o pilar essencial para a paz e o desenvolvimento. Diante do unilateralismo e da intimidação baseada no poder, os membros do Brics têm a responsabilidade de permanecer unidos na defesa do sistema internacional com as Nações Unidas em seu núcleo e da ordem baseada no direito internacional, além de ampliar a representatividade e a voz do Sul Global, fortalecendo os alicerces do multilateralismo. 

Como maior país em desenvolvimento do mundo, a China tem sido uma defensora firme do multilateralismo. A Iniciativa para a Governança Global, proposta recentemente por Xi Jinping, oferece uma nova abordagem para construir um sistema de governança mais equitativo e racional, ao mesmo tempo em que promove a justiça e a equidade internacionais. 

Olhando para o futuro, as nações do Brics deverão assumir suas responsabilidades e apoiar-se mutuamente para colocar em prática a Iniciativa para a Governança Global, injetando a “força do Brics” na promoção da paz e do desenvolvimento mundiais.

tradução: Shi Liang

revisão: Denise Melo 

Carregando anúncios...