TV 247 logo
      HOME > China

      Propostas chinesas são destaques no Fórum Econômico Mundial 2025

      Atualmente, as mudanças centenárias do mundo estão acelerando a evolução, especialmente o rápido desenvolvimento da inteligência artificial

      (Foto: CGTN)
      Nicolas Iwashita avatar
      Conteúdo postado por:

      CGTN – Como uma importante plataforma para discutir questões econômicas globais, o Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) é conhecido como o cata-vento da economia global.

      Atualmente, as mudanças centenárias do mundo estão acelerando a evolução, especialmente o rápido desenvolvimento da inteligência artificial, da computação quântica e de outras novas tecnologias. Ao mesmo tempo, porém, as guerras tarifárias e comerciais também estão sendo escaladas.

      Nesse contexto, o tema principal do Fórum de Davos 2025 foi “Cooperação na Era de Inteligência Artificial”. A China, como a segunda maior economia do planeta, foi um foco de atenção dos participantes.

      No encontro, a parte chinesa lançou quatro propostas, que incluem promover conjuntamente a globalização econômica inclusiva e de benefícios comuns, moldar em conjunto novas dinâmicas e vantagens para o desenvolvimento econômico mundial, defender e praticar o multilateralismo genuíno e abordar de mãos dadas as mudanças climáticas.

      Estas propostas fazem as pessoas relembrar os discursos feitos pelo presidente chinês, Xi Jinping, para o WEF em diferentes ocasiões, porque representam as ideias de inovação, coordenação, sustentabilidade, abertura e compartilhamento.

      As estatísticas também mostraram que a China continuava impulsionando a abertura e a cooperação em 2024. O país é agora o principal parceiro comercial de mais de 150 países e regiões do globo. O nível tarifário geral chinês caiu para 7,3%, sendo um dos mais baixos do mundo.

      Em 1º de dezembro de 2024, a China zerou tarifas de todos os produtos oriundos de países menos desenvolvidos com os quais têm relações diplomáticas. Essa decisão causou um aumento de 18,1% das importações dos países beneficiados no mesmo mês.

      Em Davos, a parte chinesa mostrou também determinação em promover solidamente o desenvolvimento de alta qualidade, acelerar a transformação verde abrangente do desenvolvimento econômico e social, continuar expandindo a abertura e dar as boas-vindas a mais empresas estrangeiras, para investirem e fazerem negócios na China, de modo a alcançar um melhor desenvolvimento ao compartilhar as oportunidades do país.

      Além disso, a China está disposta a reforçar a inovação e acelerar o desenvolvimento das novas forças produtivas de qualidade, através da utilização da inteligência artificial, da biotecnologia, de energias verdes e outras tecnologias de ponta.

      Tradução: Luís Zhao

      Revisão: Patrícia Comunello

      Fonte: CMG

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...