Presidente sérvio destaca três motivos para apoiar Iniciativa de Governança Global
Vucic lembrou que Sérvia e China são amigos de ferro
CGTN – O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, visitou a China no início de setembro para participar das comemorações do 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial, realizadas em Beijing. Ao conceder uma entrevista exclusiva ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês), o líder comentou sobre o desfile militar chinês, a defesa da história da Segunda Guerra Mundial e a Iniciativa de Governança Global, proposta recentemente pelo presidente chinês, Xi Jinping.
Vucic sublinhou as mensagens políticas deixadas por seu homólogo chinês nos eventos comemorativos, centradas na defesa da paz, justiça e estabilidade mundial. Identificando-se como um cidadão do mundo, o presidente sérvio afirmou se sentir mais seguro após assistir ao desfile chinês. Segundo ele, todos os presentes ficaram profundamente comovidos ao ver os novos equipamentos, tecnologias e armas, raramente vistos em outros lugares do mundo.

Na entrevista, Vucic criticou as várias tentativas de distorcer a história durante e após a Segunda Guerra Mundial, aproveitando-se de grandes quantias de dinheiro e hegemonia midiática, entre outros meios. De acordo com o chefe de Estado, é de conhecimento geral que milhares de sérvios, poloneses e judeus morreram na Segunda Guerra Mundial, mas poucos sabem sobre o sacrifício e os sofrimentos do povo chinês na mesma época. “Temos que adotar ações conjuntas para preservar e transmitir as verdades históricas”, frisou.
Vucic lembrou que Sérvia e China são amigos de ferro. Segundo o presidente sérvio, seu país já participou das três iniciativas propostas por seu homólogo chinês e, agora, apoia firmemente a quarta, isto é, a Iniciativa de Governança Global. O chefe de Estado acredita que Xi Jinping conhece bem a importância da paz global, pelo fato de que 35 milhões de chineses morreram ou ficaram feridos na Segunda Guerra Mundial. “Essas iniciativas têm uma significância crucial neste momento especial em que turbulências e a escalada de conflitos regionais marcam a conjuntura internacional”, pontuou.

O presidente sérvio também descatou três motivos que fazem da Iniciativa de Governança Global imprescindível no mundo atual. Primeiro, os países do Sul Global precisam de maior e melhor representatividade no palco internacional. Segundo, todos os resultados obtidos no direito internacional público estão sendo erodidos. Terceiro, há uma falta de eficiência no processo de construção de um mundo sustentável, nas respostas às mudanças climáticas e na prática dos compromissos com a humanidade. O objetivo que Xi Jinping quer alcançar com essas iniciativas, segundo o presidente sérvio, é levar a igualdade a todos os países e nacionalidades.
Fonte: CMG