HOME > China

Período do 15º Plano Quinquenal é crucial para consolidar bases e avançar de forma abrangente

Jiang disse que, no 20º Congresso Nacional do PCCh, foi definida a realização básica da modernização socialista até 2035

Período do 15º Plano Quinquenal é crucial para consolidar bases e avançar de forma abrangente (Foto: CGTN)

CGTN – O Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) realizou na manhã desta sexta-feira (24) uma coletiva de imprensa para apresentar e analisar os princípios orientadores da 4ª sessão plenária do 20º Comitê Central.

Jiang Jinquan, diretor do Departamento de Pesquisa Política do Comitê Central do PCCh, afirmou que a deliberação e aprovação das Propostas do Comitê Central do PCCh para a Formulação do 15º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico e Social Nacional são o fruto mais importante da sessão plenária.

A elaboração científica e a implementação contínua dos planos quinquenais constituem uma importante experiência do Partido sobre a governança e uma importante vantagem política do socialismo com características chinesas.

Jiang disse que, no 20º Congresso Nacional do PCCh, foi definida a realização básica da modernização socialista até 2035, enquanto o período do 15º Plano Quinquenal é crucial para consolidar bases e avançar de forma abrangente.

O documento intitulado Propostas do Comitê Central do PCCh para a Formulação do 15º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico e Social Nacional, composto por três blocos, é dividido em 15 partes e 61 artigos em total.

O primeiro bloco apresenta os êxitos alcançados pela China durante o período do 14º Plano Quinquenal, a importância e os requisitos gerais sobre o desenvolvimento econômico e social no período do 15º Plano Quinquenal. O segundo bloco menciona as tarefas estratégicas e medidas importantes em diferentes áreas nesse período. O terceiro bloco envolve a persistência e o reforço da liderança centralizada e unificada do Comitê Central do PCCh, e a promoção da democracia e do estado de direito socialistas, entre outros temas.

Fonte: CMG