HOME > China

Ministro chinês de Defesa promete maiores esforços para salvaguardar paz mundial no Fórum Xiangshan de Beijing

As forças armadas chinesas estão prontas para trabalhar com todas as partes para defender a igualdade soberana

CGTN – O ministro da Defesa Nacional da China, Dong Jun, prometeu nesta quinta-feira maiores esforços para salvaguardar a paz mundial no 12º Fórum Xiangshan de Beijing.

"Em um tempo repleto de desafios, a cooperação é a melhor escolha", disse Dong no fórum.

Ele afirmou que as forças armadas chinesas estão dispostas a trabalhar com todas as partes para defender a segurança com ações concretas, fortalecer a confiança mútua militar, intensificar a coordenação multilateral e promover uma cooperação eficiente e de alta qualidade, além de melhorar os mecanismos relacionados, de modo a contribuir ainda mais para a salvaguarda da paz mundial e a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

Observando que este ano marca o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial, Dong enfatizou a necessidade de manter uma visão correta sobre a Segunda Guerra Mundial, salvaguardar a justiça histórica e promover o mais amplo consenso possível.

As forças armadas chinesas estão prontas para trabalhar com todas as partes para defender a igualdade soberana, sustentar a ordem internacional pós-guerra, fortalecer o multilateralismo, proteger interesses comuns e promover conjuntamente reformas para aprimorar o sistema de governança global, afirmou ele.

Dong também falou sobre a questão de Taiwan em seu discurso, enfatizando que o status da ilha como parte da China é um fato histórico e legal inquestionável.

O Exército de Libertação Popular da China está pronto para derrotar qualquer plano secessionista das forças separatistas de Taiwan e frustrará qualquer interferência militar de forças externas, acrescentou Dong.

Sob o tema "Defender a Ordem Internacional e Promover o Desenvolvimento Pacífico", o fórum reúne mais de 1.800 representantes oficiais, acadêmicos e observadores de mais de 100 países, regiões e organizações internacionais. O evento acontece entre 17 e 19 de setembro.

O fórum é composto de quatro sessões plenárias e oito sessões paralelas. Também inclui diálogos de alto nível, seminários para jovens oficiais militares e acadêmicos, seminários acadêmicos a portas fechadas, além de entrevistas, briefings especiais, exposições e atividades de visita para aprimorar o aprendizado mútuo entre a China e o resto do mundo.

Durante o fórum, os participantes focam em questões como o trabalho conjunto para manter o resultado vitorioso da Guerra Antifascista Mundial e a ordem internacional pós-guerra, além de explorar maneiras eficazes de resolver conflitos.

Fonte: Xinhua

Carregando anúncios...