TV 247 logo
      HOME > China

      Grande radiotelescópio construído na cooperação China-Brasil é enviado ao Brasil

      Além de detectar sinais importantes do espaço profundo, o radiotelescópio também pode detectar o movimento de pequenos corpos celestes

      (Foto: CGTN)

      CGTN – A estrutura principal do radiotelescópio para capturar sinais de oscilações acústicas bariônicas no universo, um projeto de cooperação em ciência espacial entre a China e o Brasil, foi enviada na manhã desta segunda-feira (9) ao território brasileiro para ser montada no país da América Latina.

      O telescópio será colocado no estado da Paraíba e será o maior projeto de radioastronomia da América do Sul e o único radiotelescópio do mundo focado na pesquisa de energia escura. O aparelho será usado especialmente para observar o gás primordial amplamente distribuído no universo - o hidrogênio neutro. Por meio da pesquisa sobre as suas linhas espectrais, será possível compreender a distribuição do hidrogênio no universo, para entender melhor a estrutura e a evolução do universo.

      Além de detectar sinais importantes do espaço profundo, o radiotelescópio também pode detectar o movimento de pequenos corpos celestes, como satélites e meteoritos, e detectar possíveis ameaças de invasão à Terra.

      O transporte do corpo principal do equipamento se inicia do Porto de Tianjin e chegará ao Porto de Suape, em Pernambuco, no Brasil, com previsão de quase dois meses de deslocamento. Estima-se que o projeto seja finalizado em 2026.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...