HOME > China

Exército chinês realiza manobra militar em resposta às forças de independência de Taiwan

A parte continental da China realizou esta operação militar para dar mais um alerta ao atual líder das autoridades de Taiwan

Exército chinês realiza manobra militar em resposta às forças de independência de Taiwan

CMG – O Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular (ELP) da China organizou na segunda-feira (14) tropas do exército, da marinha, da força aérea e da força de foguetes para realizar exercícios "Joint Sword-2024B" no Estreito de Taiwan e no norte, sul e leste da ilha de Taiwan.

Além disso, o grupo de porta-aviões Liaoning também participou desta manobra militar que praticamente circundou a ilha chinesa. Trata-se de um movimento justo para proteger a soberania nacional e a integridade territorial.

A parte continental da China realizou esta operação militar para dar mais um alerta ao atual líder das autoridades de Taiwan, Lai Ching-te, que fez no dia 10 deste mês um discurso mais sistemático, conflituoso e provocativo para promover a independência de Taiwan.

O discurso de Lai foi altamente enganoso e prejudicial. Ele tentou empacotar a ideia separatista da “independência de Taiwan” como uma “disputa sistêmica”, ou “democracia contra o autoritarismo”.

Em essência, as palavras de Lai tratam-se de uma substituição conceitual, equiparando a chamada “República da China” a “Taiwan” e tentando promover a internacionalização da questão de Taiwan sob o pretexto de democracia.

De fato, o combate à independência de Taiwan não é uma disputa sistêmica, mas sim, uma luta entre a unificação e a separação. Segundo a Constituição e as leis da China, Taiwan é uma parte da República Popular da China, o país não permite qualquer tentativa de separar a ilha da pátria e o ELP tem a missão de proteger a soberania, unificação e integridade territorial chinesa.

A questão de Taiwan é o cerne dos principais interesses da China. Paz, desenvolvimento, intercâmbio e cooperação são o desejo comum dos compatriotas dos dois lados do Estreito de Taiwan. As forças de independência de Taiwan são incompatíveis com a paz da região, e contra os interesses dos chineses.

Enquanto a provocação da “independência de Taiwan” continuar, as contramedidas e ações resolutas do ELP para defender a soberania nacional e a integridade territorial não cessarão.

Tradução: Luís Zhao

Revisão: Erasto Santos Cruz

Carregando anúncios...