China e Austrália promoverão parceria estratégica global
“A China quer promover ainda mais as relações sino-australianas junto com a Austrália para alcançar mais progressos positivos”, disse Xi Jinping.
CGTN – O presidente da China, Xi Jinping, reuniu-se hoje (15) no Grande Palácio do Povo com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, durante sua visita oficial à China.
Xi Jinping parabenizou mais uma vez Albanese pela sua reeleição. Segundo o presidente chinês, com os esforços de ambos os lados, as relações entre a China e a Austrália saíram do fundo do poço e tiveram mudanças positivas, trazendo benefícios aos seus povos. Isso mostra que manter o tratamento igualitário e buscar a convergência na diversidade e a cooperação mútua correspondem aos interesses fundamentais de ambos os países.
“Não importa como o mundo mude, a China e a Austrália devem aderir inabalavelmente a esta direção. A parceria estratégica global entre os dois países já iniciou a segunda década. A China quer promover ainda mais as relações sino-australianas junto com a Austrália para alcançar mais progressos positivos e beneficiar os seus povos”, disse Xi Jinping.
O presidente chinês deu ênfase aos seguintes pontos. Em primeiro lugar, os dois países devem continuar aumentando a confiança estratégica mútua. A determinação da China de manter o desenvolvimento pacífico não será abalada, bem como a ideia de manter o desenvolvimento comum e nem as políticas de promover cooperações e desenvolvimento na Ásia-Pacífico. Segundo, devem aprofundar e ampliar cooperações de benefícios recíprocos. A China é o maior parceiro comercial da Austrália dos últimos 16 anos. As duas partes devem promover a complementaridade de estratégias e criar um ambiente favorável de negócio e aumentar o nível e a qualidade das cooperações. Terceiro, devem cultivar a amizade entre os povos. Quarto, devem enfrentar em conjunto riscos e desafios.
Albanese também reconheceu os avanços positivos nos últimos anos entre as duas partes. Segundo ele, a Austrália valoriza as relações com a China, persiste no princípio de Uma Só China e não apoia a “independência de Taiwan”. O país está disposto a manter diálogos em todos os níveis com a China e aumentar a confiança mútua. Segundo ele, a Austrália nunca procurará o desacoplamento econômico com a China, pelo contrário, defenderá o multilateralismo e o comércio livre com Beijing, a fim de contribuir para a estabilidade e a certeza da comunidade internacional. Além disso, a Austrália apoia a China como anfitriã da APEC em 2026.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: