HOME > China

25ª Reunião de Líderes China-UE visa aprofundar diálogos e cooperações, diz chancelaria chinesa

O diplomata lembrou que este ano marca o 50º aniversário do estabelecimento dos laços diplomáticas entre a China e a UE

CGTN – A 25ª Reunião de Líderes entre China e União Europeia (UE) será realizada em Beijing nesta semana. Na coletiva de imprensa desta terça-feira (22), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Guo Jiakun, apresentou as expectativas do país para a cúpula, que contará com a participação do presidente do Conselho Europeu, António Costa, e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

O diplomata lembrou que este ano marca o 50º aniversário do estabelecimento dos laços diplomáticas entre a China e a UE, bem como o 80º aniversário da fundação das Nações Unidas. "No último meio século, as relações entre o país asiático e o bloco tornaram-se um dos relacionamentos bilaterais de maior influência do mundo, afirmou, apontando que essa parceria trouxe benefícios tangíveis para quase 2 bilhões de chineses e europeus, contribuindo para a paz e o desenvolvimento globais, além de estabelecer um exemplo de cooperação mutuamente benéfica na era da globalização econômica. 

"Entretanto, as relações entre China a União Europeia também enfrentam desafios", acrescentou Guo. Ele enfatizou que a Reunião de Líderes China-EU visa fortalecer a comunicação estratégica e aprofundar o diálogo e a cooperação, o que beneficiará ambas as partes e o mundo. A China está disposta a trabalhar com o bloco europeu para enviar um sinal positivo ao mundo de que os dois lados estão comprometidos em reforçar sua parceria e salvaguardar conjuntamente o multilateralismo e a cooperação aberta por meio de um encontro bem-sucedido.

Tradução: Isabel Shi

Revisão: Denise Melo 

Fonte: CMG

Carregando anúncios...