“Se querem amizade, respeitem o Brasil”, diz Gleisi, em resposta aos EUA
Ministra denuncia postagem ofensiva do governo americano e reafirma apoio ao STF, destacando tentativa de golpe de Jair Bolsonaro
247 - A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, usou sua conta no X (antigo Twitter) para responder à recente postagem do subsecretário de Estado dos Estados Unidos, classificando a mensagem como uma “gravíssima ofensa ao Brasil, ao STF e à verdade”.
A publicação da embaixada, replicando um texto de Landau — atual número 2 do Departamento de Estado do governo Trump —, acusa o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de “usurpar poder ditatorial” ao supostamente ameaçar líderes dos outros poderes e seus familiares com prisão e outras penalidades. O comunicado afirma que Moraes teria destruído a relação histórica entre Brasil e Estados Unidos ao tentar aplicar a lei brasileira de forma extraterritorial para silenciar pessoas e empresas em solo norte-americano.
A ministra reforçou que a atual crise nas relações bilaterais é resultado das ações da família Bolsonaro, que estariam “estimulando Donald Trump, com o tarifaço e sua chantagem contra o Judiciário brasileiro”. Gleisi ainda criticou a atuação de “foragidos da Justiça brasileira e plataformas que atuam em nosso território” por descumprirem leis e decisões judiciais nacionais.
“No Brasil, nenhum poder constitucional encontra-se impotente. Ao contrário: Executivo, Legislativo e Judiciário rechaçaram o golpe de 8 de janeiro, a chantagem de Trump, o motim bolsonarista pela anistia e as sanções violentas contra o ministro Alexandre de Moraes e outros ministros do STF”, afirmou a ministra, que concluiu cobrando respeito à soberania brasileira para restaurar as relações com os EUA.
“Se querem mesmo ‘restaurar uma amizade histórica’, comecem por respeitar a soberania do Brasil, de nossas leis e Justiça, e parem de apoiar o golpista que tentou destruir nossa democracia”, advertiu a ministra.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: