PT aposta na comunicação digital para eleições de 2026
Partido lança nova estratégia de comunicação digital para engajar eleitores nas eleições de 2026
247 - O Partido dos Trabalhadores (PT) concluiu nesta sexta-feira (17) uma série de workshops virtuais com representantes das maiores redes sociais do Brasil, visando aprimorar sua comunicação digital de olho nas eleições de 2026. O seminário PTech, realizado entre 14 e 17 de outubro, contou com a participação de mais de 3 mil filiados e dirigentes de todos os estados e do Distrito Federal. A ação, segundo a coluna de Lauro Jardim, de O Globo, tem como objetivo promover uma maior interação com o público jovem e se adaptar às novas plataformas digitais, como TikTok, YouTube, Instagram, Facebook, WhatsApp e Kwai.
Estratégia digital para 2026: um novo rumo
O evento foi realizado na sede nacional do PT em Brasília e teve como foco a implementação de novas estratégias de comunicação, além de criar um canal de comunicação mais direto e eficaz com a base eleitoral do partido. Edinho Silva, presidente nacional do PT, está à frente dessa iniciativa, contando com a colaboração de Éden Valadares, responsável pela comunicação do partido. Este é o primeiro grande passo para uma reestruturação mais ampla da comunicação petista, com foco no digital.
Aposta nos influenciadores e novas plataformas
Como parte do novo plano, o PT planeja criar uma rede nacional de influenciadores digitais, comunicadores populares e formadores de opinião. A ideia é expandir a presença do partido nas redes sociais, um espaço cada vez mais importante para as campanhas eleitorais. Além disso, o PT anunciou o lançamento de um novo site e aplicativo, que trarão ferramentas de "gameficação", permitindo aos usuários participar ativamente das discussões e conquistar pontos conforme interagem com o conteúdo.
Reforço nas equipes de comunicação
O partido também tem planos para reforçar suas equipes, tanto para as redes sociais quanto para a TV e a Rádio PT. A proposta é criar uma comunicação mais integrada e presente em todos os meios, garantindo maior alcance para as campanhas. A ênfase será no uso de novas tecnologias para envolver o público de maneira mais dinâmica.
O objetivo de "mudar e ousar"
Segundo Edinho Silva, a ordem dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é clara: "mudar e ousar". Isso se traduz em uma abordagem mais inovadora e arrojada para a comunicação do PT, com a meta de envolver a população e garantir visibilidade nas eleições de 2026.


